Acadêmicas bolsistas do PIBID promovem exposição de arte com alunos da Escola Estadual Brasil | Acontece na Uniube

Acadêmicas bolsistas do PIBID promovem exposição de arte com alunos da Escola Estadual Brasil

14 de abril de 25
1 / 5
2 / 5
3 / 5
4 / 5
5 / 5

As alunas do curso de Pedagogia da Uniube, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), realizaram na última sexta-feira (11/04) a socialização dos trabalhos desenvolvidos pelo subprojeto "A presença da arte no processo de alfabetização", desenvolvido com os alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Brasil. A ação teve como objetivo apresentar à comunidade escolar os trabalhos desenvolvidos e valorizar a arte como instrumento pedagógico no processo de alfabetização, com base nos fundamentos de Vygotski.


A acadêmica Jéssica Cristina Vieira destaca o entusiasmo das crianças durante a atividade. "Elas amaram a experiência e puderam aprender muito por meio da história do artista estudado. Ações como essa contribuem para a alfabetização e enriquecem o processo de conhecimento na escola. Foi uma vivência única, divertida e desafiadora. Tenho certeza de que levarei tudo isso para a minha futura sala de aula", afirma.


A estudante e bolsista do PIBID, Mayara Evellin Rodrigues, ressalta a importância da arte no ensino das crianças. "O projeto surgiu com o intuito de enriquecer o aprendizado e tornar o desenvolvimento da linguagem mais significativo e prazeroso. A arte estimula a criatividade, a imaginação e a expressão artística das crianças de forma livre e espontânea", conta. 


A coordenadora institucional do PIBID UNIUBE, docente do curso de Pedagogia, Cinayana Silva Correia, reforça que a participação das acadêmicas no PIBID promove um vínculo direto entre teoria e prática, essencial para a formação de professores. "Ao planejar e desenvolver atividades que integram arte e alfabetização, as estudantes exercitam a escuta sensível, a criatividade e a reflexão crítica sobre os processos de ensino. Essa vivência colaborativa permite uma formação mais inclusiva, consciente e alinhada com os desafios da educação contemporânea", conclui.


Pâmela Rita