Perguntas Frequentes








O que é EAD (Educação a Distância)?

É o processo de ensino-aprendizagem no qual professores e alunos estão separados no espaço e/ou no tempo e que exige, por isso, um tipo de comunicação mediada por alguma forma de tecnologia.


Quais as vantagens de se fazer o curso superior a distância?

A modalidade a distância possibilita que você faça seu curso sem ter que sair de sua casa. O tempo que seria gasto com o deslocamento até a Universidade, você pode dispensar para as atividades do curso.

Você escolhe os horários, organiza o seu tempo, de acordo com as suas outras ocupações.

Você pode optar por fazer um curso a distância na Universidade de Uberaba sem a interferência no seu horário de trabalho, mantendo a convivência familiar, com os amigos, realizando diversas outras atividades como esportes e hobbies. Você tem autonomia para decidir em que momentos vai fazer esta ou aquela atividade de estudos, desde que cumpra todas as atividades propostas, dentro do cronograma do curso.

Durante todo o curso, você tem acompanhamento permanente de preceptores. Sua presença física ao Núcleo só será obrigatória nos encontros presenciais, marcados com antecedência para que você possa se programar.


A Uniube é credenciada pelo MEC para oferecer cursos a distância?

Sim, a Uniube é credenciada pelo MEC pela portaria nº 1.871, de 2 de junho de 2005.

Isso significa que a Uniube pode ofertar cursos de graduação e pós-graduação lato sensu a distância. O credenciamento pelo MEC representa o reconhecimento da competência da Instituição para ministrar cursos a distância com a mesma qualidade dos cursos presenciais.

Para mais detalhes, acessar o site do Ministério da Educação: www.mec.gov.br.


Como é a certificação do egresso dos cursos a distância?

Os diplomas de cursos a distância têm a mesma validade que os dos cursos presenciais em todo território nacional.

Os egressos dos cursos oferecidos a distância receberão o mesmo certificado de ensino superior dos cursos presenciais que a universidade já oferece. A modalidade a distância não é citada no certificado, por ser apenas uma nova forma de oferta do curso superior.

No caso de parceria, o diploma é emitido por qual instituição?

O diploma de curso superior é emitido única e exclusivamente pela Universidade de Uberaba, instituição autorizada pelo MEC para certificação de cursos superiores.


Pode-se optar por fazer o curso em maior ou menor tempo?

Os cursos na modalidade a distância são organizados em etapas, cada uma delas com duração prevista no cronograma dos cursos.

O curso só poderá ser feito sequencialmente – uma etapa terá que ser cursada após outra. Mas a duração total do curso dependerá do desempenho do aluno.

Por exemplo, se o desempenho não for suficiente, o aluno tem que repetir a etapa.

Caso o aluno queira fazer em maior tempo, poderá trancar o curso no final da etapa para retomá-lo posteriormente.

Em nenhuma hipótese, o tempo de conclusão do curso poderá ser menor do que o mínimo previsto no Projeto Pedagógico do curso.

O que é necessário ao aluno para poder acompanhar com sucesso um curso a distância?

Como, neste caso, o que se enfatiza é a aprendizagem autônoma, o aluno deve ser organizado, dispor de tempo para acompanhar e/ou realizar as diversas atividades propostas, ser uma pessoa determinada, autodisciplinada e ser capaz de concentração. No caso de o curso ser on-line, deve ter acesso regular à Internet e se dispor a utilizar ferramentas de comunicação, tais como chats, fóruns de discussões, e outros.


A autonomia dos estudantes em relação à escolha de espaços e tempos para o estudo, na educação a distância, é o mesmo que autodidatismo?

A autonomia preconizada pelos cursos a distância, não deve ser confundida com o autodidatismo, pois um autodidata é o estudante que seleciona os conteúdos e não conta com uma proposta pedagógica e didática para o estudo. Embora a modalidade a distância permita uma organização autônoma dos estudantes, não se deve esquecer que nela selecionam-se os conteúdos, orienta-se o prosseguimento dos estudos e propõem-se atividades para que os estudantes resolvam os mais complexos ou os mais interessantes problemas.


Como se dá o contato entre o professor e o aluno nos cursos a distância?

O contato entre o professor e aluno pode ocorrer de forma síncrona e de forma assíncrona. No primeiro caso, o professor interage com o aluno em tempo real, através de chats, videoconferência, etc. Na comunicação assíncrona, a interação ocorre de forma remota, ou seja, o professor propõe tarefas ou atividades que o aluno irá desenvolver num momento posterior. Comunicação assíncrona é a que utiliza meios como textos impressos, correio eletrônico, fórum de discussões, e outros.


Para um curso ser considerado a distância ele deve ser oferecido on-line, ou seja, supõe que o aluno esteja conectado em rede (Internet)?

Diante do impacto que as mais recentes tecnologias de informação e comunicação têm exercido sobre nossas vidas, é compreensível que pensemos quase exclusivamente nelas quando falamos em educação a distância. Mas, a educação a distância se faz também com o uso de outras mídias ou tecnologias, como o texto impresso, o rádio, a televisão, o vídeo e o CD-Rom.


Que tecnologias em geral dão suporte aos cursos de Educação a Distância?

Os cursos a distância podem usar como suporte o texto impresso, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-Rom e também outras mídias, como Internet e softwares que possibilitam a comunicação remota ou assíncrona (correio eletrônico, fórum de discussões) e as em tempo real, síncronas, como chats, videoconferência e whiteboard.


Um curso a distância deve ser inteiramente a distância ou pode incluir momentos presenciais?

Um curso a distância pode ser inteiramente a distância ou pode incluir momentos presenciais. A opção por um ou outro modelo vai depender de vários fatores, dentre os quais se pode destacar a natureza do conteúdo e o perfil da clientela, com as suas necessidades específicas.


A tecnologia é o aspecto mais importante na educação a distância?

Embora a tecnologia seja uma parte importante da educação a distância, não constitui o ponto fundamental. O aspecto mais importante é a proposta pedagógica do curso. Além disso, qualquer programa de sucesso deve estar mais preocupado com as necessidades dos alunos do que com a própria tecnologia. Devem ser considerados, por exemplo, suas idades, sua base cultural e sócio-econômica, interesses e experiências, níveis de educação e familiaridade com métodos de educação a distância.

Qual o valor das mensalidades?

Para saber sobre os valores das mensalidades, entre em contato com o Setores de Multiatendimento dos Polos. Nos procedimentos para inscrições, o valor também é informado ao futuro candidato.


Para pagamento de mensalidades, haverá desconto de pontualidade?

Haverá desconto de 6% para pagamentos das mensalidades até o último dia útil da primeira quinzena de cada mês informado no boleto bancário.


O valor da mensalidade deverá será o mesmo durante todo o curso?

Sim. Poderão ocorrer, no entanto, correções segundo os índices de inflação.

Pela legislação, as mensalidades estão sujeitas a alterações a cada ano, nos termos da Lei nº. 9.870, de 23 de novembro de 1999, que dispõe sobre Valores de Anuidades escolares.


Para ter acesso às informações e elucidar as dúvidas sobre o desempenho acadêmico, como o aluno deve proceder?

Os alunos dos cursos a distância poderão acessar as informações (frequências, notas,..) de seu histórico acadêmico através da internet. A Uniube disponibilizará um sistema próprio para este tipo de consulta.

Se preferir, o aluno também poderá ter acesso às informações e receber orientações mais detalhadas através do Setor de Multiatendimento dos Polos.


Em caso de dúvidas sobre o conteúdo do curso, a quem o aluno pode recorrer?

A Uniube disponibilizará em cada Núcleo de Educação a Distância, preceptores devidamente treinados e preparados para o atendimento direto aos alunos dos cursos a distância.

Caso a necessidade seja de uma orientação mais aprofundada, docentes especialistas e os coordenadores dos cursos serão acionados para dar todo suporte necessário ao aprendizado.


Como é composta a equipe de suporte ao aprendizado dos alunos dos cursos a distância?

A equipe de suporte ao aprendizado é composta de:


Programa de EAD Uniube – formada por profissionais com vasta experiência em Educação a Distância, o núcleo, assessora e dá todo apoio pedagógico aos docentes da instituição.

Diretores de curso – coordenam o curso tanto para modalidade presencial quanto a distância.

ASSPED – as Assistentes Pedagógicas trabalham diretamente com os diretores de curso assessorando os alunos quanto às orientações de origem acadêmica e pedagógica do curso.

Conteudistas – docentes responsáveis pela elaboração dos materiais de estudo sob a orientação do Núcleo de EAD.

Preceptores – em contato direto com os alunos, são os responsáveis pelo atendimento e condução dos processos de aprendizagem do curso.

Docentes – com conhecimento sobre assuntos específicos abordados nas diversas etapas do curso, os docentes dão suporte ao atendimento realizado pelos preceptores.

As disciplinas são as mesmas do presencial (estrutura curricular)?

O conteúdo dos cursos oferecidos a distância é o mesmo dos cursos presenciais. A diferença está na organização da estrutura curricular, adequada às exigências da metodologia da Educação a Distância.


Os cursos são semestrais? De que forma são ofertados?

Os cursos a distância são organizados por etapas. Cada curso, de acordo com a especificidade da estrutura curricular, define quantas etapas serão oferecidas e quais as respectivas durações. O progresso do aluno no curso depende da aprovação (nota e frequência aos encontros presenciais) em cada etapa.


Como o aluno tem acesso ao material do curso?

Os alunos matriculados nos cursos superiores a distância receberão o material de estudo individual (Roteiros de Estudo e Guia do Aluno) sem nenhum ônus (incluídos no valor da mensalidade):

Guia do Aluno – no início do curso. Este material contém orientações de como o aluno deverá proceder no decorrer do curso, cronograma de atividades, formas de avaliação, suporte para aprendizagem, como desenvolver os trabalhos, o que será abordado nos encontros presenciais, dicas de como aproveitar e conduzir da melhor forma o estudo no curso a distância.

Roteiros de Estudo – volumes distribuídos no decorrer do curso. Cada volume será enviado de acordo com o conteúdo a ser ministrado, incluindo indicações de leituras e atividades que deverão ser desenvolvidas e entregues para as avaliações processuais.


É DE GRANDE IMPORTÂNCIA A MANUTENÇÃO DO CADASTRO DE ALUNOS! OS DADOS DEVERÃO SEMPRE ESTAR ATUALIZADOS.


E quanto aos livros recomendados para complementação dos estudos?

Os livros indicados na bibliografia básica serão disponibilizados para consulta nos polos estruturados para atender a cada região, na proporção exigida pelo MEC.


Como o aluno é avaliado no decorrer do curso?

Os alunos são avaliados no decorrer da etapa e só poderão cursar a etapa subsequente caso sejam aprovados por nota e por frequência nos encontros presenciais.


Tipos de avaliações:

Não-presenciais e cumulativas - consistem em atividades orientadas pelos Roteiros de Estudos, desenvolvidos pelos alunos, a distância, no decorrer da etapa. O encaminhamento para avaliação será de acordo com as indicações no material de estudo.

Presenciais e pontuais – provas que serão realizadas nos encontros presenciais previamente marcados. O Projeto Pedagógico do curso definirá a quantidade de provas em cada etapa.


Onde acontecem os encontros presenciais?

Os encontros presenciais marcados previamente, ocorrem nos polos e núcleos de Educação a Distância da Uniube e parceiros.


Como são feitos os controles de frequência?

Nos encontros presenciais o professor registra a presença do aluno através de chamada oral.

A frequência mínima obrigatória nestes encontros é de 75%. No momento das Avaliações Presenciais a frequência é obrigatória.

Caso o aluno não cumpra estas exigências, ele será reprovado na etapa, não podendo cursar a subsequente.


Na Educação a Distância, como funcionam os procedimentos para o aprendizado prático do aluno, especificamente estágios?

Os estágios, assim como acontece no ensino presencial, são obrigatórios. Para sua validação, deve ser supervisionado e atender às exigências específicas de cada curso, inclusive o cumprimento de carga horária mínima. Os campos de estágio são visitados pelos preceptores periodicamente.

Quem poderá cursar?

Portadores de certificado de Conclusão de Ensino Médio ou equivalente, reconhecido pelo MEC.


Ingresso para portadores de diplomas de curso superior:

Portadores de diplomas de curso superior poderão ingressar nos cursos a distância sem a necessidade de fazer processo seletivo destinados aos egressos do Ensino Médio. No entanto, serão submetidos à entrevista nos Polos e análise de documentação apresentada. Os interessados devem se dirigir ao Setor de Multiatendimento para solicitação por requerimento.


Ingresso por transferências – Alunos procedentes da modalidade presencial:

Independente da instituição de origem, os alunos que estejam matriculados devidamente na modalidade presencial que queiram ingressar na modalidade a distância, podem requerer o Pedido de Transferência no Setor de Multiatendimento. Na análise do pedido é avaliada a possibilidade do aproveitamento de disciplinas já cursadas e a constatação se a Uniube oferece a etapa que o aluno deverá cursar. Esta alternativa implicará somente na economia de tempo, pois o aluno não precisa cursá-la novamente. No entanto, esta opção não incidirá na redução do valor da mensalidade.


Ingresso por transferências - Alunos procedentes de outros cursos:

Independente da instituição de origem, os alunos que estejam matriculados devidamente em outro curso que queiram ingressar em outro curso na modalidade a distância, podem requerer o Pedido de Transferência no Setor de Multiatendimento. Na análise do pedido é avaliada a possibilidade do aproveitamento de disciplinas já cursadas e a constatação se a Uniube oferece a etapa que o aluno deverá cursar. Esta alternativa implicará somente na economia de tempo, pois o aluno não precisa cursá-la novamente. No entanto, esta opção não incidirá na redução do valor da mensalidade.

Como o futuro candidato poderá fazer sua inscrição?

As inscrições poderão ser feitas preferencialmente pela internet. Os prazos são definidos pelos editais publicados inclusive no site da Uniube. As datas dos processos seletivos geralmente são divulgados em veículos de comunicação das regiões de abrangência dos polos.


Na total impossibilidade de acesso à internet, como o candidato poderá se inscrever?

A Uniube juntamente com as instituições parceiras disponibilizarão Postos de Apoio durante todo o período para inscrições, equipados com computadores conectados à internet ou realizarão as inscrições através de Fichas de Inscrição impressas.

Nas demais cidades, também poderão ser disponibilizadas Fichas de Inscrições impressas em diversos locais como prefeituras, secretarias municipais de educação ou escolas de ensino médio. Sobre estes locais, o interessado poderá consultar os Polos através dos telefones disponíveis.

Neste caso, o prazo para inscrições se encerra dois dias antes do estabelecido para inscrições eletrônicas.


Os processos seletivos são simultâneos para todos Polos/ região de oferta?

Sim, para todas as vagas ofertadas para a modalidade a distância dos cursos da Uniube, os processos seletivos ocorrerão simultaneamente nos Polos/Núcleos de todas as regiões.


Para portadores de diplomas, como será feita a entrevista e análise do Histórico Escolar de Curso Superior?

As entrevistas ocorrerão nas cidades sedes dos Polos de Educação a Distância da Uniube e parceiros.


Como serão feitas as matrículas dos ingressantes dos cursos a distância?

Presencialmente nas sedes dos Polos de Educação a Distância da Uniube e parceiros.


Como serão feitas as matrículas para veteranos dos cursos a distância?

As matrículas para as etapas devem ser feitas pela internet. Caso o aluno não tenha acesso, deve procurar o Setor de Multiatendimento do Polo.


Pode-se cursar mais de um módulo simultaneamente?

Não. Cada etapa deverá ser cursada sequencialmente.