O que são atividades complementares e por que são tão importantes?

As Atividades Complementares correspondem a um componente curricular que o aluno deve desenvolver no decorrer de sua graduação. Executadas de forma aberta e flexível, essas atividades têm como principal proposta estimular a prática de estudos independentes, visando ao aumento da autonomia profissional e intelectual dos alunos. Os alunos contam, para o desenvolvimento dessas atividades, com o apoio do Núcleo de Orientação e Coordenação do PIAC (Programa Institucional de Atividades Complementares) e com a Secretaria do PIAC.

As Atividades Complementares encontram-se regulamentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e foram incorporadas aos Projetos Pedagógicos dos cursos de Graduação da Universidade de Uberaba, através das Diretrizes Institucionais, fixadas pela Resolução 050/05.

Como o programa trabalha em prol da construção da autonomia e da independência, o aluno deve responsabilizar-se por suas escolhas. Assim, a sugestão é que procure vivenciar aquelas propostas que auxiliem na sua formação pessoal e profissional. Agindo dessa forma, as Atividades Complementares se tornam, de fato, um componente curricular vivo e atuante, que estimula estudos e amplia a formação do aluno.