XVII SEMIC movimenta a pesquisa acadêmica da Universidade | Acontece na Uniube

XVII SEMIC movimenta a pesquisa acadêmica da Universidade

26 de outubro de 16

A Universidade de Uberaba realiza o XVII Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) nos dias 9 e 10 de novembro. O evento acontece simultaneamente com o I Seminário de Extensão (SEMEX), no campus aeroporto da Uniube.

A Iniciação Científica é aberta a alunos de graduação, da própria Universidade, e estudantes do Ensino Médio. Durante um ano, professores orientadores e alunos que fazem parte da Iniciação Científica, desenvolvem atividades de pesquisa acadêmica. Esta prática auxilia na formação dos alunos, proporcionando um exercício de sistematização de ideias e referenciais teóricos.

Neste ano, foram distribuídas 98 bolsas, separadas pelos programas: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC), fomentadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEMIG). Para o coordenador de Programas e Projetos de Pesquisa, Prof. Geraldo Thedei Jr., a Iniciação Científica é um grande instrumento de formação profissional. “Ela coloca o aluno frente a frente com uma pergunta científica, permite a ele participar da escolha da melhor metodologia para respondê-la e faz com que o aluno interprete os dados obtidos, visando responder à pergunta formulada. Ao participar da Iniciação Científica, o aluno mantém contato estreito com um pesquisador de reconhecida capacidade científica, seu orientador. Por isso, entendo ser uma oportunidade muito importante de aprendizado”, afirma o coordenador.

Na décima sétima edição, o SEMIC dividirá o espaço de apresentações com o I SEMEX, agregando ainda mais valor aos projetos desenvolvidos na Universidade. O SEMIC tem a finalidade de divulgar as atividades de pesquisas realizadas por professores e alunos durante um ano, promovendo uma integração de pesquisas de diversas áreas da instituição. “O SEMIC é um encontro de jovens pesquisadores, alunos de Iniciação Científica, para a apresentação e discussão dos resultados de seus projetos de pesquisa. Também participam do SEMIC, os orientadores e coordenadores dos projetos de pesquisa, além de membros renomados da comunidade científica convidados para avaliar as apresentações, contribuindo assim para a formação dos jovens pesquisadores”, finaliza o prof. Geraldo.

Confira a distribuição de bolsas da Iniciação Científica da Universidade de Uberaba:

• 30 bolsas para o PIBIC Uniube,
  • 10 bolsas para o PIBITI Uniube,
  • 11 bolsas para o PIBIC CNPQ,
  • 6 bolsas para o PIBITI CNPQ,
  • 25 bolsas para FAPEMIG,
  • 10 bolsas para FAPEMIG JÚNIOR (para alunos do Ensino Médio),
  • 6 bolsas para PIBIC CNPQ – EM (para alunos do Ensino Médio).