Viva a Ciência: professores da Uniube são citados em ranking mundial de pesquisadores mais produtivos e influentes | Acontece na Uniube

28 de junho de 22

Larissa Rodrigues

Vinte e cinco professores da Uniube foram citados em um ranking internacional que avalia a performance científica e produtiva dos cientistas, a partir de pesquisas publicadas em revistas científicas internacionais. O ranking foi divulgado neste mês pela AD Scientific e levantou os nomes dos pesquisadores mais produtivos e influentes do mundo

O ranking é uma classificação que apresenta a produtividade total e dos últimos cinco anos desses pesquisadores, baseados em pontuações e no número de citações no Google Acadêmico. Por meio dessa classificação acadêmica, os cientistas e as instituições de ensino podem monitorar, ao longo do tempo, a evolução desse desempenho em todos os campos e assuntos de interesse científico.

"Melhoramos nossa posição em comparação ao ranking de 2021, quando tivemos 23 pesquisadores ranqueados. Trata-se de uma grande conquista, pois a Uniube, como uma Universidade de verdade, deve valorizar cada vez mais seu quadro de docentes/pesquisadores, pois eles são responsáveis por ações de grande importância no fortalecimento do ensino-pesquisa-extensão para alunos da graduação e pós-graduação da Uniube", explica o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube, André Fernandes.

Para o coordenador de projetos de pesquisa da Uniube, Geraldo Thedei, estar no ranking representa a carreira dedicada à pesquisa, que só é possível desenvolver em instituições que oferecem condições ao corpo docente para a realização de trabalhos de alta relevância. "Todos sabem que publicar um trabalho não é tarefa fácil, pois a competição pelas melhores revistas é acirrada. E publicar um trabalho que desperte o interesse de outros pesquisadores, que vão citar seu trabalho é ainda mais difícil. O trabalho precisa estar dentro da área de interesse dos pesquisadores mundiais, ser atual e apresentar uma contribuição efetiva. Por isso, me sinto honrado e grato ao mesmo tempo. Honrado por ter meu trabalho reconhecido internacionalmente e grato tanto ao meu orientador de Iniciação Científica, por ter me despertado para essa carreira, quanto à Uniube, por me proporcionar o desenvolvimento de pesquisas que chamam a atenção da comunidade internacional", destaca o professor Geraldo Thedei.

A Uniube trabalha a pesquisa científica com alunos ainda na graduação, por meio do Programa de Iniciação Científica. "Despertado o interesse pela área da descoberta científica, adentra-se num mundo dedicado a isso, com os cursos de mestrado, doutorado e estágios de pós-doutorado, numa formação que nunca acaba. A Uniube oferece aos alunos de graduação essa oportunidade, certa de que está cumprindo o papel de despertar a vocação científica dos estudantes. Temos visto muitos de nossos egressos se destacando pelo seu desempenho no mundo acadêmico, nos dando a certeza de que estamos cumprindo nossa função de despertar o interesse pela pesquisa entre nossos estudantes", complementa o coordenador de pesquisa.

Segundo o Pró-Reitor, que também foi listado no ranking, grande parte dos pesquisadores citados são dos programas stricto sensu da Uniube. "Claro que todos eles desenvolvem também atividades com os alunos dos nossos cursos de graduação, trazendo imensos ganhos pedagógicos para estes alunos. E nossa intenção é fortalecer cada vez mais as atividades de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo, inovação e internacionalização para que cada vez mais docentes da Uniube possam estar neste seleto grupo de pesquisadores", finaliza.

Confira o nome dos pesquisadores da Uniube presentes no ranking:

1. Denise Bertulucci Rocha Rodrigues

2. Selva Guimarães