Visita técnica à ADM Agro aproxima alunos da Uniube Uberlândia da realidade industrial
Alunos do curso de Engenharia de Produção participaram de uma visita técnica monitorada à unidade de processamento de soja da ADM Agro, na última quinta-feira (22), a fábrica fica localizada na Av. José Andraus Gassani, 2464, Bairro Industrial. A atividade foi acompanhada pelo professor João Paulo Seno, do curso de Engenharia de Produção e contou com a participação de nove estudantes.
A visita fez parte do programa "Portas Abertas" da empresa, iniciativa que visa estreitar o relacionamento entre a empresa e instituições de ensino, contribuindo com a formação profissional de estudantes e identificando novos talentos. Os participantes foram recepcionados pelos gestores da área operacional e iniciaram a programação assistindo a um vídeo institucional sobre a atuação global da empresa e a importância de seus produtos para a sociedade.
Durante a visita, os alunos acompanharam apresentações técnicas conduzidas por profissionais da empresa, incluindo o engenheiro mecânico Gabriel Corbani. Os temas abordados incluíram os processos produtivos da unidade, manutenção industrial, e áreas de utilidades, como geração própria de energia elétrica e tratamento de efluentes. Destaque especial foi dado ao programa Performance Excellence (PE), iniciativa global da ADM voltada à melhoria contínua, do qual a unidade de Uberlândia é pioneira e referência internacional.
Em seguida, os alunos participaram de uma visita guiada às instalações fabris, percorrendo todas as etapas do processamento do óleo de soja U+2014 desde a originação e avaliação da soja até o refino e envase do produto final.
Em cada fase, paradas estratégicas permitiram explicações detalhadas sobre os objetivos, características dos equipamentos, parâmetros de produção e indicadores de desempenho (KPIs), proporcionando um contato direto com a prática industrial. Para a aluna do curso de Engenharia de Produção, Ariane Ferreira Peres, a visita técnica à ADM do Brasil foi uma experiência importante para nossa formação. "Tivemos a oportunidade de conhecer de perto todas as etapas do processo produtivo da soja, desde a chegada da matéria-prima até o envase. Foi um momento de grande aprendizado, que reforçou a aplicação prática dos conteúdos estudados e ampliou nossa visão sobre a gestão e integração dos processos industriais."
Para o gestor dos cursos de Engenharia da Uniube Uberlândia, Carlos Henrique Barreiro, a experiência foi necessária e de relevância para os alunos. "Contribui com a formação profissional dos alunos do curso de Engenharia de Produção, que tiveram a oportunidade de conhecer um processo fabril de forma completa, envolvendo máquinas e equipamentos, volumes e dimensões, aspectos técnicos e gerenciais, problemas, dificuldades e riscos presentes em empresas de grande porte. Isto torna a teoria mais próxima da prática, melhorando o aproveitamento dos conteúdos discutidos em sala de aula."