Universitário cria projeto para facilitar a aposentadoria de moradores em situação de rua | Acontece na Uniube

05 de maio de 23

O projeto de extensão foi ideia do próprio aluno da Uniube Uberlândia

Foi com o intuito de ajudar o próximo que um projeto de extensão do aluno Márcio Garcia Oliveira surgiu no segundo semestre de 2022. O estudante de Direito, que está no terceiro período da graduação, ao deparar com moradores em situação de rua dormindo nas calçadas do centro de Uberlândia, teve a ideia que poderia melhorar a vida dessas pessoas em vulnerabilidade. Com o apoio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Uniube, essas pessoas poderão receber um auxílio financeiro do Estado através de uma aposentadoria da qual eles têm direito.

O projeto de extensão da Uniube, denominado Viver Direito, deu a possibilidade ao Márcio de criar o projeto Justiça Social. O estudante resolveu sair da teoria da sala de aula para a prática e agora tenta ajudar de alguma forma pessoas em situação de rua. "Procuramos os responsáveis pela Casa de Acolhimento Santa Gemma, no Bairro Aclimação, e iniciamos conversas com os responsáveis pela ONG e com os moradores em situação de rua, e conseguimos identificar diversas demandas no direito previdenciário, direito civil, direito penal, entre outros. Ao identificarmos essas necessidades encaminhamos esses moradores em situação de rua ao Núcleo de Prática Jurídica da Uniube", contou o Márcio.

Na Universidade, Márcio encontrou apoio para tirar o projeto do papel e colocar em ação. "A ideia foi do próprio Márcio. Ele já veio com a ideia pronta e a gente auxiliou ele nesse projeto. Esse trabalho de extensão tem o objetivo de mostrar que a Universidade não se preocupa só com o ensino. A Uniube tem outras preocupações. E para o estudante de Direito é de extrema necessidade ver o outro, ver a necessidade do outro. Achamos importante esse projeto porque envolve pessoas (em situação de rua) que não tem a menor noção dos direitos que elas possuem", explicou a coordenadora do curso de Direito da Uniube, Mônica Mendes.

O estudante, então, foi auxiliado pelos professores a passar pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Uniube, um órgão responsável pelo atendimento à comunidade de baixa renda em todas as áreas do Direito e que serve como campo prático para os alunos dessa graduação. "Como o projeto necessitava de uma assessoria jurídica, procurei o NPJ e agora ele vai beneficiar ainda mais o meu aprendizado no futuro, me ajudará muito na minha formação pessoal e profissional. Eu sempre falo que esse é um projeto feito por várias mãos. Eu não conseguiria fazer esse trabalho sozinho. Então o apoio dos professores, o apoio do Núcleo de Práticas Jurídicas e também dos ex-alunos foi fundamental para que esse projeto pudesse caminhar", finaliza.