Universidades de Uberlândia promovem evento de simulação jurídica | Acontece na Uniube

Universidades de Uberlândia promovem evento de simulação jurídica

20 de maio de 19

A Uniube Uberlândia, em parceria com o curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, realizou, na primeira semana de maio, o UFUMUN (Model United Nations). O evento é voltado para a simulação de grandes reuniões, assembleias e juris de organismos das Nações Unidas ou de outras organizações internacionais, como a OEA, Organização dos Estados Americanos.

Conferências desse tipo ocorrem no mundo todo como um aprendizado tradicional, unindo a prática com a teoria das relações internacionais, ensinando práticas parlamentares e conceitos de civismo. O evento é considerado um laboratório das ciências sociais, por relacionar diplomacia, ciência política, política internacional e direito.

Segundo Thalita Chaves do Amaral, estudante do 5º período de Direito na Uniube Uberlândia, além da experiência prática do UFUMUN, esse momento é, também, uma oportunidade de estabelecer redes de contatos com outros participantes de outras localidades ou países e de formações acadêmicas variadas. “Apesar do evento ser voltado para estudantes de Relações Internacionais, ele engloba vários outros cursos como jornalismo e direito, economia e sociologia, pois possui rodadas de debates, entrevistas e julgamentos, todos simulados para atingir o máximo de realidade possível”, afirma.