Universidade do Agro recebe mais de 4 mil visitantes durante a Uniube Aberta | Acontece na Uniube

Universidade do Agro recebe mais de 4 mil visitantes durante a Uniube Aberta

13 de maio de 24

Os cursos de Agronomia, Gestão do Agronegócio, Medicina Veterinária e Zootecnia, presencial e EAD, se reuniram no bloco H

O espaço da Universidade do Agro recebeu mais de 4 mil visitantes durante a maior Feira de Profissões do Triângulo Mineiro, a Uniube Aberta, realizada no último sábado (11). O evento contou com a apresentação dos espaços da Universidade, exposição e demonstrações práticas dos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos. O objetivo da feira é auxiliar os alunos do Ensino Médio a escolherem suas carreiras por meio de oficinas e bate-papo. O tema deste ano foi "Seu destino você escolhe".

"É sempre uma alegria participar da Uniube Aberta, e pela primeira vez contamos com o espaço da Universidade do Agro. Todos os cursos estiveram muito engajados, e nosso grande destaque foi trazer o agro na prática. Para nós, é motivo de orgulho trazer todo esse conhecimento e mostrar sua aplicabilidade. Tivemos uma visitação expressiva, entre 4 e 5 mil pessoas em nosso espaço, com filas o dia todo, e o balanço é extremamente positivo", comenta o professor e responsável pelos eventos da Universidade do Agro, Guilherme Caetano Garcia.

Nesta edição, o curso de Medicina Veterinária investiu em tecnologia. "A novidade deste ano é que trouxemos bastante tecnologia, como um ultrassom que utilizamos para mostrar um feto bovino que buscamos no abatedouro, além de demonstrações de auscultação e ressuscitação em modelos de cães. Também trouxemos animais como mini vaca, mini boi e uma mini cabra com nossos parceiros. A participação dos alunos este ano bateu recorde, com mais de 200 alunos e 5 grupos de estudos do curso de Medicina Veterinária. Em quase duas décadas de participação, esta edição foi a maior de todas, em número de participantes, alunos e grupos de estudos, mais uma vez, a Medicina Veterinária mostrando seu papel dentro da cadeia do agronegócio. Um sucesso muito grande", comemora o professor do curso de Medicina Veterinária, Cláudio Yudi.

Com o tema "Seu destino você escolhe", a Agronomia representou a Holanda. "Este ano foi especial pela participação da Universidade do Agro. O curso de Agronomia presencial, lançado no primeiro semestre de 2024, participou pela primeira vez, e a adesão dos alunos foi fantástica. Os calouros se envolveram com muita determinação, isso foi muito bacana e nos trouxe um diferencial. O curso representou a Holanda e suas particularidades. Entre outras ações, realizamos a distribuição de mudas de plantas medicinais e ornamentais, além de orientação e cuidados para o cultivo", destaca a gestora do curso de Agronomia, Ana Cláudia Chesca.

E a EAD não ficou de fora. "Tivemos uma movimentação muito bacana, a participação dos alunos foi intensa, vários alunos do polo participaram trazendo materiais e exposições de maquetes, explicando e interagindo com o público da feira, compartilhando suas experiências no agro. Demonstraram técnicas de controle e manejo de pragas e doenças, principalmente na cultura do milho, mas também no café e na cana de açúcar, além de materiais sobre fertilizantes. Temos um grupo de alunos que trabalha em empresas do setor, e a interação deles foi muito positiva. Eles participaram ativamente e ficaram muito satisfeitos. Tivemos uma impressão muito positiva da participação da EAD, em conjunto com a Universidade do Agro, especialmente do curso de Agronomia", avalia o gestor do curso de Agronomia EAD, Fabrício Pelizer.

Carolina Oliveira | Universidade do Agro