Universidade do Agro participa pela segunda vez do Congresso Nacional das Mulheres no Agronegócio | Acontece na Uniube

18 de outubro de 24

Em 2024, a Instituição levará sete alunas, que estarão acompanhadas pela professora e pesquisadora Joely Bittar, que será a porta-voz neste ano.

A Universidade do Agro participa, pelo segundo ano consecutivo, do Congresso Nacional das Mulheres no Agronegócio, o maior evento do segmento na América Latina. Com o tema "Mulher Agro Brasileira: Voz para o Mundo", o congresso espera receber 3.600 congressistas, incluindo agricultoras, pecuaristas, executivas de corporações do setor, sucessoras, cooperadas, profissionais da indústria e entusiastas do agro. O evento contará com uma Arena Master, um Hub Técnico dedicado a conteúdos técnicos e científicos, além de três Arenas do Conhecimento simultâneas: #oagroédelas, #oagronãopara e #minhavoznoagro.

"Este ano, ampliamos nosso espaço no evento, proporcionando aos visitantes uma imersão mais profunda no projeto da Universidade do Agro. Criamos um ambiente ainda mais atrativo e interativo para os congressistas do CNMA. Uma das grandes novidades é a nossa parceria com a Cooxupé, a maior cooperativa de café do mundo. Em nosso estande, os participantes poderão degustar um café exclusivo produzido por mulheres da cooperativa, proporcionando uma experiência única. Além disso, assim como no ano passado, levaremos as melhores alunas dos cursos da Universidade do Agro. Outra novidade é a participação de mulheres líderes de grandes empresas da região do Triângulo Mineiro, como Valley, Ouro Fino, FertMinas e UBYFOL, que acompanharão as alunas nessa imersão, promovendo troca de conhecimento e networking", avalia o diretor da Universidade do Agro, Flávio Sartori.

A parceria da Universidade do Agro com o CNMA reforça um dos pilares fundamentais da nossa instituição: a promoção da participação feminina e juvenil no agronegócio. "Como instituição de ensino, incentivamos continuamente a presença de nossas alunas, professoras e colaboradoras em eventos relevantes para o setor. Dentro da Universidade, este pilar é essencial, pois acreditamos na importância de dar voz aos talentos femininos no campo e no agronegócio. Não se trata apenas da formação das nossas alunas, mas também do reconhecimento das nossas professoras, que são ativamente envolvidas no agronegócio. O CNMA oferece uma oportunidade única de conectá-las às principais lideranças e empresas do setor, fortalecendo sua atuação e visibilidade no mercado", pontua Sartori.

O CNMA é um evento crucial que vai além do setor agropecuário, pois coloca em evidência a força e a relevância das mulheres que atuam nesse segmento. "O agronegócio é um dos pilares da economia brasileira, e a crescente participação feminina traz novas perspectivas e inovações. O congresso proporciona um espaço para que essas mulheres possam compartilhar experiências, desafios e conquistas, criando uma rede de apoio e fortalecimento que é vital para o avanço da equidade de gênero no setor. Além disso, o evento é uma plataforma para discutir temas importantes como sustentabilidade, inovação e tecnologia, sempre com o olhar atento à inclusão e diversidade. Investir em eventos como o CNMA é uma demonstração clara do compromisso das empresas e instituições com a promoção de um ambiente de trabalho mais inclusivo e diversificado. Eventos como este não apenas destacam a importância das mulheres no agronegócio, mas também incentivam a criação de políticas e práticas que promovam a equidade de gênero. O apoio a esses eventos fortalece a imagem das empresas como líderes em responsabilidade social e inovação, além de proporcionar um espaço para networking e colaboração, que são essenciais para o desenvolvimento sustentável do setor", enaltece a professora do curso de Medicina Veterinária, pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal nos Trópicos (PPGSPAT), e porta-voz da Instituição no CNMA, Joely Bittar.

A Universidade está comprometida com a promoção da diversidade e inclusão em todos os níveis, trabalhando continuamente para criar oportunidades igualitárias e assegurar que todos os nossos estudantes tenham as ferramentas necessárias para alcançar o sucesso em suas carreiras. "A mensagem que gostaria de deixar para todas as mulheres do agro é que vocês são essenciais para a construção de um futuro mais sustentável e inovador. O agronegócio é um setor em constante evolução, e as contribuições femininas têm sido fundamentais para esse progresso. Continuem a se destacar, a buscar conhecimento e a liderar com confiança, pois o impacto que vocês causam no setor vai muito além das fazendas e dos negócios, ele molda o futuro do Brasil. Nunca subestimem o poder que têm de transformar e inspirar outras mulheres a seguir esse mesmo caminho de sucesso", finaliza Joely.

Em 2024, a Instituição levará sete alunas, que estarão acompanhadas pela professora e pesquisadora, Joely Bittar, que será nossa porta-voz neste ano. Elas irão se reunir no campus Aeroporto da Uniube, em Uberaba, na próxima terça-feira, 22, e seguirão para São Paulo. O evento acontece nos dias 23 e 24 de outubro.

Acompanhe nossa participação no evento pelo Instagram.

Carolina Oliveira | Universidade do Agro