Universidade do Agro participa da 10ª edição do ENCA | Acontece na Uniube

Universidade do Agro participa da 10ª edição do ENCA

19 de junho de 24

O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube, André Fernandes, ministrou a palestra Brasil x Mundo: Produção de Alimentos e Sustentabilidade

A Universidade do Agro participou da 10ª edição do Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias (ENCA). O evento, que reuniu as principais lideranças do cooperativismo no Brasil, contou com a presença de aproximadamente 515 cooperativas, que visitaram os estandes e participaram de palestras e painéis de discussão. Durante o evento, a Universidade apresentou seus cursos de graduação e pós-graduação, além de lançar uma novidade: cursos de capacitação personalizados.

"A participação da Universidade do Agro na 10ª edição do ENCA reforça nosso compromisso com a qualidade, inovação e tecnologia. Nosso objetivo é proporcionar educação de alto nível para todos os segmentos do agronegócio, desde CEOs de empresas até produtores rurais e cooperados das mais de 515 cooperativas presentes no evento. Nesta edição, introduzimos um formulário de intenção para entender melhor as necessidades das cooperativas e oferecer educação personalizada. As cooperativas têm destacado a urgência de desenvolver um programa para identificar jovens talentos em todos os níveis de ensino, devido à escassez de mão de obra qualificada. Esta é uma oportunidade valiosa para colaborar com as cooperativas e cooperados no planejamento de cursos direcionados", pontua o diretor da Universidade do Agro, Flávio Sartori.

Além disso, o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube, André Fernandes, ministrou uma palestra com o tema "Brasil x Mundo: Produção de Alimentos e Sustentabilidade. "Durante a palestra, discutimos brevemente sobre a agricultura brasileira em comparação com a agricultura global, destacando as vantagens comparativas e competitivas do Brasil em relação ao resto do mundo. Exploramos a necessidade contínua de produzir alimentos e abordamos por que o Brasil muitas vezes é visto como um vilão na produção de alimentos. Apresentei exemplos de países concorrentes que enfrentam menos restrições trabalhistas e ambientais do que as que temos aqui. Apesar desses desafios, o Brasil continua na vanguarda da produção mundial de alimentos, atendendo a uma demanda de 1.2 bilhões de pessoas. Um tema muito abordado durante o evento foi a inteligência artificial. Com a população mundial ultrapassando os 8.1 bilhões de pessoas, a agricultura e a pecuária enfrentam o desafio de atender a essa demanda crescente, impulsionada pela automação e pela inteligência artificial", avalia o Pró-reitor.

"Esta foi a primeira vez que tivemos uma Universidade em nosso evento, e a 10ª edição do ENCA foi uma grata surpresa para nós! Mudamos o espaço e a dinâmica, e percebemos que neste formato os patrocinadores conseguem interagir melhor com os congressistas. Foi uma edição histórica, com o maior volume de cooperativas presentes até agora, promovendo networking e troca de conhecimento. As palestras foram o ponto alto, e contar com um palestrante como André Fernandes foi um marco, abordando um tema tão relevante para as cooperativas como a sustentabilidade. As cooperativas entenderam que a única forma de evoluir, não apenas no agronegócio, mas em todos os setores, é através da educação. A presença da Universidade do Agro - Uniube, trazendo essa evolução educacional, consolida vocês como grandes parceiros na entrega de educação e qualificação. Tenho certeza de que esta é apenas a primeira de muitas edições da Universidade do Agro que virão", enaltece a diretora do Grupo Conecta, Luciana Martins.

Carolina Oliveira | Universidade do Agro