Universidade do Agro inicia parceria com empresa de melhoramento genético | Acontece na Uniube

Universidade do Agro inicia parceria com empresa de melhoramento genético

04 de julho de 24

A Universidade do Agro deu início a uma nova parceria. Na última quinta-feira, 27, a equipe visitou a GENEX, uma empresa do grupo URUS que atua com tecnologia de reprodução e melhoramento genético bovino, além de oferecer soluções tecnológicas e cuidados para o rebanho. A GENEX, cuja matriz está localizada em Wisconsin (EUA), está presente no Brasil desde 2005, com sede em São Carlos - SP, e uma central de coleta própria em Uberaba - MG.

"A GENEX atua no melhoramento genético, fornecendo genética de ponta para a pecuária nacional, tanto de corte quanto de leite. É uma central baseada na venda de animais com alto padrão genético, uma empresa moderna para uma pecuária eficiente e lucrativa, que é a necessidade atual. A parceria entre a Universidade do Agro e a GENEX teve início efetivo na Expozebu, onde realizamos ações conjuntas em nosso estande com equipamentos cedidos por eles. A partir daí, surgiu a intenção de trabalhar em conjunto e desenvolver essa sinergia de interesses. Eles estão em busca de alunos, pesquisa e desenvolvimento com capacitações, e conseguimos oferecer tudo isso. As duas Instituições compartilham um mesmo horizonte, priorizando o ensino, a pesquisa e a empregabilidade, para desenvolver a pecuária. Temos muito a trabalhar e desenvolver juntos", pontua o zootecnista e professor da Universidade do Agro, Maurício Scoton.

O plano de ação está sendo delineado, mas a intenção é aproximar ainda mais a Universidade e a empresa. "A ação conjunta com empresas tem tudo a ver com o propósito da Universidade do Agro, que é trazer empregabilidade para os nossos alunos. Nada melhor do que uma empresa de ponta, neste caso no ramo de melhoramento genético, ainda mais estando em Uberaba, a capital do Zebu. Queremos proporcionar aos alunos a convivência com as demandas e necessidades de empresas de ponta, preparando-os cada vez mais para o mercado de trabalho. Além disso, a empresa parceira terá acesso a excelentes profissionais que poderão ser futuros colaboradores. Nosso foco é possibilitar a troca de experiências, promovendo ações como cursos, palestras, dias de campo, iniciação científica, pesquisas e mestrado. Temos um horizonte aberto para caminharmos juntos, buscando a formação de profissionais eficientes, com capacitação e tecnologia para a pecuária nacional", finaliza Scoton.

Carolina Oliveira | Universidade do Agro