Universidade do Agro e a Uniube se reuniram na última quarta-feira, 03, com o..."> Universidade do Agro e Uniube assinam protocolo de intenções com Sindicatos Rurais durante a 88ª Expozebu | Acontece na Uniube Universidade do Agro e a Uniube se reuniram na última quarta-feira, 03, com o...">

04 de maio de 23

A Universidade do Agro e a Uniube se reuniram na última quarta-feira, 03, com o Núcleo de Sindicatos de Produtores Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, durante a 88ª Expozebu. O encontro teve o objetivo de ampliar laços e criar novas parcerias, e um protocolo de intenções foi assinado para que seja analisada a possibilidade da criação de novos polos da Universidade do Agro nas sedes dos sindicatos. A partir da assinatura do protocolo de intenções, os Sindicatos terão seis meses para alinhar as propostas de abertura de novos polos.

Para o Pró-Reitor de Educação a Distância da Uniube, Fernando Marra, essa atividade vai ao encontro da missão da Instituição, de buscar a excelência na promoção do ensino e na geração do conhecimento, visando formar um profissional compromissado com a sociedade justa. "Esse é mais um passo importante para que a nossa Universidade do Agro possa romper fronteiras e atender as demandas da sociedade. É um passo importante porque começa-se a construir um ecossistema, onde nós vamos ver as demandas e ao mesmo tempo vamos poder dizer o que temos para oferecer, e a partir daí os nossos passos vão avançando vindo ao encontro do desejo de toda comunidade do agro. O nosso objetivo é estarmos em pelo menos trezentos e cinquenta municípios de Minas com o endereço da Universidade. Nós estamos falando de possibilidades gigantescas para todos, principalmente para a população que busca um Ensino Superior, que busca cursos de aprimoramento, cursos livres e pós-graduações. E no nosso país, não há como haver justiça sem valorizar e reconhecer a importância do homem do campo, sem valorizar e reconhecer a importância do empreendedor rural, sem valorizar e reconhecer a importância do agro como um todo", avalia.

A partir da assinatura do protocolo de intenções, os Sindicatos terão seis meses para alinhar as propostas de abertura de novos polos. "Esse momento está sendo muito esperado, porque aproximar a Universidade do Agro dos sindicatos é muito importante. Nós assinamos um protocolo onde vamos discutir os detalhes daqui pra frente, mas com certeza essa ação vai ser realizada, porque é muito importante esse projeto. Aproximar o sindicato de uma Universidade é muito importante, vamos nos aproximar do conhecimento, da educação do setor, isso é muito bom para os produtores e para os seus familiares", pontua o presidente do Núcleo dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Márcio Guapo.

Para o presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Marco Túlio Prata, não tem outro caminho para o produtor rural a não ser buscar conhecimento, capacitação e ciência. "Vemos o protocolo de intenção como algo muito positivo, porque os sindicatos rurais vão levar ao produtor a possibilidade de ele ou a sua família buscar capacitação, para que possa levar para sua propriedade o que há de melhor em tecnologia e o que há de melhor em ciência. Sou egresso da Uniube, então posso dizer que essa parceria com certeza vai ser benéfica para todos os produtores da nossa região", comenta.

Para o o presidente da FAEMG, Antônio Salvo, levar educação e tecnologia para o campo, é fundamental. "Nós temos vários problemas nesse nosso Brasil e um deles sem dúvida é a nossa educação, que fica aquém nas cidades, imagina no campo. Precisamos interagir, o campo também tem seu espaço, o campo Mineiro Brasileiro vem crescendo de forma muito forte e essa interação de educação, inovação, tecnologia e vanguarda nas coisas que nós sabemos fazer, como ninguém faz tão bem no mundo, é muito importante. Contem sempre com o nosso sistema FAEMG/SENAC, já temos uma capacitação desse pessoal, para que nós possamos juntos transformar vidas, não só aqui em Minas, mas no Brasil. Espero que essa parceria dê certo, que nós continuemos juntos fazendo o Agro ser mais conhecido e cada vez mais bem representado no território nacional", comenta.

O encontro teve o objetivo de ampliar laços e criar novas parcerias, e um protocolo de intenções foi assinado. "Esse foi um encontro do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, o Marcio Guapa é o presidente desse núcleo, e conhecendo a Uniube, o Reitor, Marcelo Palmério, e o Pró-Reitor, Fernando Marra, ampliaram esse momento para a assinatura de um protocolo de intenções, para formalizar legalmente os sindicatos que teriam interesse em se tornar um polo da Uniube, afinal, também é uma função do Sindicato Rural oportunizar conhecimento para os seus sócios. É um momento interessante e diferente, onde os sindicatos podem se tornar um polo acadêmico", finaliza o diretor da Universidade do Agro, Carlos Henrique Cavallari.