Uniube Uberlândia realiza primeira colação de grau no novo campus | Acontece na Uniube

Uniube Uberlândia realiza primeira colação de grau no novo campus

11 de agosto de 21

Evento contou com público reduzido e protocolos de biossegurança

A Uniube Uberlândia realizou, no último mês, a colação de grau de alunos de 10 cursos, no formato presencial. Ao todo, foram mais de 100 formandos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Processos Gerenciais, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Pedagogia que participaram da cerimônia.

O evento precisou ser reformulado para garantir a segurança de todos presencialmente. Foi necessário organizar protocolos de biossegurança indicados pelos órgãos públicos, como o uso de máscara, distanciamento, medição de temperatura, a não aglomeração antes, durante e depois do evento (inclusive participaram somente os formandos, em pequenas quantidades e em quatro momentos no dia). A imposição do Grau foi feita de forma geral e não individual, como no período pré-pandêmico. Além disso, os alunos que não puderam participar da cerimônia presencialmente terão a oportunidade de colar grau on-line.

Para a formanda em Engenharia Civil, Samara de Ávila, o processo presencial foi muito importante para concluir essa etapa tão importante na vida dos futuros profissionais.

"A sensação é única, a realização de um sonho construído em cinco anos. Não foi fácil, viramos noite, construímos cada tijolinho. E a formatura acaba sendo mais um tijolo nesse futuro de sucesso. Mas nada disso seria possível sem o apoio da instituição. A Uniube oferece muitos recursos e busca atender o aluno, entendendo o lado de todos, principalmente na pandemia", afirma a engenheira.

De acordo com o responsável pela organização da colação de grau, Reginaldo Oliveira, a decisão entre o evento on-line ou o presencial levou em conta a relevância desse momento na vida do aluno.

"A colação é o último ato acadêmico dos formandos e é, também, o momento em que a universidade está entregando os estudantes para a sociedade, como profissionais.  Por isso optamos por fazer presencial, para isso, claro, adotamos todos os procedimentos sanitários quanto à Covid-19, como uso de máscaras, distanciamento social e fornecimento de álcool gel e, também, optamos por uma cerimônia formal com redução de público", explica Reginaldo.

Segundo o Pró-Reitor da Uniube Uberlândia, Professor Marco Antônio Nogueira, a universidade já havia promovido colações on-line, mas optou por atender o pedido dos alunos, desde que respeitassem os protocolos de biossegurança, uma vez que o evento representa muito para os graduandos.

"A colação de grau configura um rito de passagem, que é uma fase marcante na vida de qualquer pessoa. Afora esse aspecto, o maior significado é a disponibilidade de talentos humanos para o mercado de trabalho, com reflexos positivos para a sociedade e economia regional e brasileira" concluiu o Pró-Reitor.