Uniube Uberlândia realiza 15ª Maratona de Programação | Acontece na Uniube

Uniube Uberlândia realiza 15ª Maratona de Programação

02 de dezembro de 24
1 / 5
2 / 5
3 / 5
4 / 5
5 / 5

Alunos dos cursos de Tecnologia da Uniube, em Uberlândia, participaram da 15ª Maratona de Programação, na última semana. O evento, organizado pelo professor e gestor dos cursos de tecnologia, Stéfano Schwenck, reuniu alunos e professores dos cursos de Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Inteligência Artificial e Ciência de Dados.


Durante a Maratona de Programação, os participantes enfrentaram problemas variados, utilizando habilidades, aprendidas em sala de aula, para desenvolver soluções criativas e eficazes em um ambiente competitivo. A iniciativa não apenas incentivou o uso de novas tecnologias, mas também promoveu o networking entre os envolvidos, aumentando a visibilidade dos alunos no mercado de trabalho e abrindo portas para oportunidades no setor de tecnologia.


Com o evento, os estudantes expressaram gratidão pela experiência, destacando o impacto da atividade no desenvolvimento técnico e pessoal.


Gabriel de Oliveira Sousa, aluno de Sistemas de Informação, qualificou, em uma publicação no LinkedIn, o evento como um momento de muita inspiração. "Agradeço ao Stéfano Schwenck, Camilo Barreto e toda a equipe pela oportunidade de fazer parte desse evento. Foi uma experiência incrível que me inspirou ainda mais a melhorar meus conhecimentos técnicos em programação e inovação", publicou.


Já Luís Miguel, também aluno de Sistemas de Informação, destacou o valor da competição. "Tive a honra de participar desse evento incrível, que não apenas promove a colaboração e o aprendizado, mas também desafia nossos limites técnicos. Gostaria de expressar minha gratidão a todos os envolvidos. Foi uma experiência enriquecedora que me inspirou a buscar ainda mais conhecimento e desenvolvimento técnico. Vamos continuar nos desafiando e evoluindo", compartilhou.


A dinâmica


A Maratona de Programação da Uniube possui uma dinâmica que incentiva o trabalho em equipe e explora o lado competitivo dos alunos. Os alunos são divididos em equipes e cada equipe recebe um desafio de programação para solucionar. A cada etapa avançada, de maneira correta, as equipes vão recebendo as pontuações e avançando as etapas. Para representar o avanço do desafio, são distribuídos balões coloridos às equipes. Quem terminar primeiro, com todas as soluções resolvidas e tiver a maior somatória de pontos ganha. 


Para o gestor dos cursos de Tecnologia, a Maratona além de incentivar a inovação e o uso das novas tecnologias, proporciona experiências práticas em programação e desenvolvimento de sistemas.


"A maratona reafirma o compromisso da Uniube com a formação prática e inovadora de seus alunos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho e incentivando o uso de tecnologias emergentes, além de aumentar a visibilidade dos anos e abrir portas", avaliou Stéfano.


Barbara Lemes