Uniube Uberlândia inaugura laboratório de Produção Enxuta | Acontece na Uniube

Uniube Uberlândia inaugura laboratório de Produção Enxuta

31 de maio de 19

O curso de Engenharia de Produção da Uniube Uberlândia inaugurou, na última quinta-feira (23), o Laboratório de Práticas Lean Manufacturing, em parceria com a TotaLean. O objetivo do laboratório é promover às pequenas, médias e grandes empresas um espaço dedicado à inovação e especialização de equipes. Além disso, oferecer, juntamente com a estrutura da Universidade, professores e instrutores capacitados para o atendimento.

O evento contou com a presença de empresários, líderes econômicos locais, pró-reitores da Uniube e, também, do diretor-presidente da TotaLean, Sr. Luiz Carlos Rossini que, além de explicar sobre as práticas de Lean Manufacturing, ministrou uma palestra sobre Produção Enxuta e a Indústria 4.0 no Brasil e no Mundo.

Segundo Rossini, o novo espaço será um centro de desenvolvimento de pessoas. “O Laboratório vai transformar a Uniube Uberlândia em um polo de desenvolvimento em gestão Lean de negócios para os alunos, que terão a oportunidade de aprender um método diferente de trabalho e, também, para a região, uma vez que os empresários poderão contar com o apoio do laboratório em suas empresas”, afirmou o presidente.

No laboratório de Práticas Lean será possível unificar a teoria e a prática, com o estudo e aplicação da metodologia em processos industriais (Lean Manufacturing) e empresariais (Lean Office). O objetivo é o de evitar e reduzir perdas e desperdícios, aumentar a produtividade e, consequentemente, a margem de lucro. Tudo, para atender as necessidades locais dos pequenos, médios e grandes negócios e melhorar a competitividade e a eficiência na indústria, projetos e serviços.

De acordo com o estudante de Engenharia de Produção, Diego Rodrigues do Nascimento, os estudos práticos que o laboratório vai apresentar são de extrema importância para o aprendizado. “Podemos comprovar, na prática, o que a gente aprende na sala de aula. No laboratório existe toda uma metodologia aplicada, onde podemos praticar e aprender com mais ênfase o que é passado na teoria”, afirma o estudante.

Na ocasião, o coordenador do curso de Engenharia Ambiental e de Produção, professor Dr. Fabrício Pelizer Almeida, afirmou que um espaço assim na Universidade é muito importante, pois é possível fornecer para o mercado mão de obra qualificada e tecnicamente preparada. “Com isso a Uniube Uberlândia se torna referência para esse tipo de formação. Temos a expectativa de que professores, alunos, empresas e colaboradores passem pelo Lab Lean, e que isso faça diferença dentro das organizações nas quais trabalham”, finaliza o coordenador.

Mas o que é Lean Manufacturing?

Lean Manufacturing (ou produção enxuta), também chamado de Sistema Toyota de Produção é uma filosofia de gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios (superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos). “Eliminando esses desperdícios, a qualidade melhora e o tempo e o custo de produção diminuem. As ferramentas "Lean" incluem processos contínuos de análise (kaizen), produção "pull" e processos à prova de falhas”, destaca Rossini.

O curso de Gestão da Produção Enxuta

A Uniube Uberlândia está com inscrições abertas para o curso de MBA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO ENXUTA - LEAN MANUFACTURING. Voltada para gerentes, engenheiros, supervisores de equipes de manutenção e profissionais de programação e controle de manutenção, essa pós-graduação tem como objetivo especializar profissionais para as atividades de Gestão de Sistemas Produtivos, com o estudo da filosofia implantada e difundida pela Toyota. O MBA é fundamentado em conceitos técnicos e práticas que forneçam competências estratégicas e de liderança para a tomada de decisões nos processos produtivos e na condução eficiente da jornada Lean.

O início das aulas está previsto para a primeira semana de julho e as inscrições podem ser feitas pelo site da UNIUBE.