Uniube Uberlândia conquista 1º lugar do VUEI como IES com maior Evolução em Nível de Maturidade | Acontece na Uniube

29 de abril de 24

Mais um troféu acabou de chegar na Uniube Uberlândia. Dessa vez, foi o prêmio que a Uniube recebeu pelo projeto Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI), em 1º lugar como Instituição de Ensino Superior (IES) com maior Evolução em Nível de Maturidade. A Uniube foi a única IES de Uberlândia a ser contemplada pelo programa na 2ª rodada (2022/2023).

Ao todo, 57 campus universitários participaram da disputa, sendo 18 IES privadas e 39 IES públicas, em 41 municípios em Minas Gerais. A premiação contemplou todas as ações desenvolvidas na Universidade, no período de novembro de 2022 a janeiro de 2024. O VUEI é um projeto idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE-MG) e financiado pela Fapemig, com bolsas para estudantes.

O objetivo do projeto é despertar o protagonismo, autonomia e a proatividade dos alunos de graduação e pós-graduação, além de estimular a criação de projetos e negócios inovadores que envolvam ciência e tecnologia. Além disso, o programa visa oferecer mais conhecimento e incentivar ações para o empreendedorismo nas IES.

Em Uberlândia, o time VUEI-Uniube é coordenado pelo professor Stéfano Schwenck Borges, que contou sobre a importância da Uniube ser contemplada com o título. "O fato de o projeto ter sido premiado em 1º lugar como Instituição de Ensino Superior com maior evolução em nível de maturidade demonstra o impacto positivo e a qualidade das iniciativas realizadas na Uniube. Em resumo, o projeto VUEI na Uniube Uberlândia foi importante e relevante por promover o empreendedorismo e a inovação, fomentar a interdisciplinaridade, fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo, e por receber reconhecimento por seus resultados positivos", explica.

Entre as ações desenvolvidas pelo VUEI-Uniube no Campus Uberlândia estão:  programa de pré-aceleração, com apoio do Sebrae; criação do programa de extensão Uniube Coders; palestras e meetups sobre inovação e empreendedorismo; cursos e capacitações; 1º Hackathon da Uniube de Uberlândia; e a Maratona de Programação.

O troféu ficará no Campus Uberlândia, na sala da Incubadora de Empresas da Uniube (Unitecne). Fazem parte da conquista desse prêmio, o coordenador do VUEI da Uniube Uberlândia, Stéfano Schwenck, e os bolsistas, Edvaldo de Melo Machado Filho (Sistemas de Informação), João Lucas Assunção Fonseca Ferreira (Sistemas de Informação), Marcos Eduardo Fernandes Domingues (Engenharia de Computação), Giovanna Cardoso Takingami (Engenharia de Computação), Giovana Borges (Engenharia Elétrica), Guilherme Siqueira Montes (Engenharia de Computação), Alison Vieira de Jesus (Processos Gerenciais).