Uniube Uberlândia: Alunos de Engenharia de Produção visitam Centro de Distribuição da BRF | Acontece na Uniube

08 de junho de 18

No mês de maio, os alunos do Curso de Engenharia de Produção da Uniube Uberlândia, fizeram uma visita técnica ao centro de distribuição (CD) da BRF, como parte das atividades da disciplina de Processos de Fabricação e Manufatura, conduzida pelo Professor Maurício Machado. A visita teve como objetivo conhecer como se deu a implantação, desafios, oportunidades e ganhos em performance decorrente da implantação do WMS (Warehouse Management System) na planta de Uberlândia e dos reflexos na cadeia de operações da empresa.

A turma teve o primeiro contato, a partir de uma explanação geral desde um breve histórico até a atualização das operações do CD na empresa. E claro, o destaque foi o WMS que é uma tecnologia que auxilia nas rotinas de estocagem e expedição de forma estratégica.

O Professor Fabrício Pelizer, coordenador do curso de Engenharia de Produção, destaca o diferencial pedagógico de uma proposta de atividade nesses moldes. “O estudante tem a oportunidade de ampliar sua capacidade de compreensão sobre os processos, de modo integrado. É experimentando a rotina, que ele encontra os desafios operacionais e estratégicos da empresa, desenvolve uma visão sistêmica e amplia sua capacidade decisória”, frisa o professor.

Sobre o WMS

Warehouse Management System (WMS), Sistema de Gerenciamento de Armazém, em português, é como são chamados os aplicativos de software que suportam as operações do dia a dia de um armazém. Um WMS é uma solução que auxilia nas rotinas de estocagem e expedição de uma forma estratégica.

O objetivo de um sistema de gestão de armazém é controlar os processos de recebimento, expedição, inventário, faturamento e expedição, enfim, todas as movimentações internas como reabastecimento de pickings e bloqueio de produtos, entre outros. Ele auxilia a empresa a controlar os estoques com eficiência, tendo as informações necessárias para o planejamento, o controle de armazenagem e a medição dos resultados da área.