Uniube tem 70% de aprovação na segunda fase da OAB | Acontece na Uniube

Uniube tem 70% de aprovação na segunda fase da OAB

19 de janeiro de 22

135 alunos e ex-alunos passaram no exame da ordem em Uberaba e Uberlândia

Mais de 70% de alunos e egressos da Uniube foram aprovados na segunda e última fase do XXXIII Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ao todo, 135 alunos e ex-alunos, dos 190 aprovados na primeira etapa da prova, conquistaram o direito ao exercício da advocacia. A Universidade já é destaque nos resultados da ordem com a alta aprovação de alunos. A prática acadêmica, corpo docente qualificado e a realização de simulados são os principais aliados para essa conquista.

A segunda etapa do processo garantiu 93 aprovações em Uberaba, sendo 40 alunos do 9º e 10º período e 53 egressos, representando 68% de todos os aprovados no município. "É um dos resultados do nosso trabalho porque muitas pessoas tem a OAB como primeiro passo, como a primeira habilitação na profissão. E essa conquista é fruto dos professores, do corpo administrativo, não só do curso, mas de toda a Instituição. E uma das coisas que a gente tem procurado fazer melhor é aumentar as estatísticas dos simulados, fazer vários tipos de trabalho que envolvem competências e habilidades diferentes, porque a prova da OAB tem tido modificações e pra gente realmente é um bom resultado saber que a pessoa que estudou conosco hoje tem uma habilitação pra trabalhar", destaca a diretora do curso de Direito da Uniube, Andréa Fabri.

Em Uberlândia, dos 57 alunos e ex-alunos que prestaram a segunda fase, 42 foram aprovados, equivalente a 73% das aprovações na etapa final da OAB. "O exame de ordem não é obrigatório pra para todos que se formam, mas a maioria dos nossos alunos acaba fazendo e o resultado é esse. Isso já ocorre há muito tempo no curso e eu agradeço à Instituição, pela estrutura que é oferecida aos alunos e à dedicação dos professores que é intensa, por isso merecem boa parte dos aplausos desse mérito. Todo semestre confiamos no trabalho de todos para continuarmos com esse resultado que nacionalmente é algo de muito destaque", pontua o coordenador do curso de Direito da Uniube em Uberlândia, Alexandre Corrêa.

O curso

A graduação em Direito da Uniube é ofertada presencialmente em Uberaba e Uberlândia e tem a duração de cinco anos. O curso visa desenvolver profissionais capazes de exercer a carreira com ética, respeito e cidadania. "Nós seguimos o que a legislação federal e o Ministério da Educação determinam. Depois, nós ouvimos as diretrizes dos conselhos de atuação profissional, principalmente a OAB. Claro que também temos e levamos em consideração aquilo que vem da magistratura, da Associação dos Magistrados, do Ministério Público, dos delegados, dos procuradores federais e da comunidade jurídica envolvida no processo de ensino e aprendizagem", complementa o diretor Alexandre.

Ainda segundo o coordenador, o curso possui uma estrutura preparada, com corpo docente qualificado. "São profissionais que estão com a gente há mais que dez anos. Os professores trabalham na área de conhecimento que gostam de atuar, seja na academia, seja na advocacia. Na pesquisa científica, nós temos vários mestres e doutores, de grande credibilidade junto ao MEC e que a cada semestre aprovam vários projetos de iniciação científica com bolsas para os nossos alunos. Tudo isso forma um profissional juridicamente preparado e socialmente responsável", continua.

A prática do curso é feita por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas e permite o envolvimento do aluno com um processo real. "A Universidade ainda faz isso atendendo aquela parcela da população carente, que não tem condição de custear justiça no Brasil. Então, isso é bom para a sociedade e é ótimo para o aluno, que participa de processos reais e desenvolve habilidade de interpretação dos fatos, de aplicação da legislação, da teoria, exercita a expressão oral e escrita. Isso cria uma atuação ética, um comportamento humanista muito grande no aluno, permitindo que ele profissionalmente com uma perspectiva humana, não apenas econômica e imediatista".

Durante a pandemia da Covid-19, os estudantes continuaram as atividades. "Todas as mudanças, principalmente a questão do Direito eletrônico, a questão digital, a primeira audiência on-line da comarca de Uberaba foi na Uniube, a Universidade entrou na frente na pandemia com o ensino remoto. Existe todo um trabalho contínuo de todas as equipes da Universidade com os cursos e o curso de Direito se insere nisso. A gente se preocupa muito também em trabalhar o lado ético e o lado humano destes profissionais, eu acho que esse diferencial da Uniube é muito importante para os dias atuais em relação a tudo isso que a gente vive no mundo", finaliza a diretora Andréa Fabri.