Uniube sedia fórum de bem-estar animal "Construindo Uma Só Saúde em Uberaba" | Acontece na Uniube

Uniube sedia fórum de bem-estar animal "Construindo Uma Só Saúde em Uberaba"

12 de junho de 24

A Uniube sedia, nos dias 11 e 12 de junho, o Fórum de Bem-Estar Animal: "Construindo Uma Só Saúde em Uberaba". O evento, fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU), a Secretaria do Meio Ambiente (Seman), a Universidade do Agro - Uniube e o Hospital Veterinário da Uniube (HVU), abordará o tema Saúde Única, que conecta a saúde humana, animal e ambiental.

Durante os dois dias, por meio de palestras e mesas-redondas, serão debatidos temas como Legislação Animal, Animais Errantes, Acumuladores, e Estratégias para Manejo Populacional, entre outros. "Este evento inédito na região do Triângulo Mineiro reúne personalidades renomadas tanto da nossa localidade quanto de Belo Horizonte. A proposta é abordar um tema de extrema importância: a saúde única, que engloba aspectos fundamentais para uma compreensão mais ampla da condição de saúde da cidade. A saúde do município abarca não só a saúde humana, mas também a animal e a ambiental. Trata-se de um encontro inédito, permeado por temas de grande relevância, para promover discussões e impulsionar avanços nas políticas públicas tanto de Uberaba quanto do Triângulo Mineiro", avalia o médico-veterinário e responsável técnico do HVU, Cláudio Yudi.

Para o Secretário de Meio Ambiente, Edno Silveira, a causa animal tem sido amplamente debatida na sociedade, pois os animais participam cada vez mais da vida do ser humano. "Precisamos instruir e informar as pessoas sobre a forma correta de cuidar do pet, os cuidados sobre a alimentação e doenças, além dos direitos e deveres dos cidadãos. Ainda temos muitos problemas relacionados à maus-tratos e abandono de animais, e isso é crime, previsto na lei federal, estadual e municipal, e é nossa função informar corretamente a população. Durante os dois dias, teremos várias apresentações de palestrantes que atuam em Universidades, do Ministério Público e de outras prefeituras, para trazer instruções para os participantes. Essa é uma oportunidade para que protetoras, cuidadoras, veterinários, advogados e estudantes possam conhecer alguns aspectos com relação ao bem-estar animal. A Prefeitura Municipal de Uberaba, através da Secretaria de Meio Ambiente, está implementando importantes políticas públicas para o bem-estar da Saúde Única, afinal, se temos problemas com os animais, teremos problemas com saúde pública", comenta o secretário.

"O evento é extremamente importante, pois é uma parceria entre o Ministério Público de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Uberaba e a Universidade do Agro - Uniube, que vai discutir a temática animal. Uberaba é subscritora do termo de compromisso PRODEVIDA, que visa instituir políticas públicas de defesa da causa animal, e como toda política pública, precisamos da colaboração e participação de todos, e esses eventos que discutem acumulação de animais e maus-tratos, difundem a informação para toda a coletividade, nos permitindo avançar nesse tema tão importante. Lembrando que quando atuamos na defesa animal, segundo o conceito de Saúde Única, estamos tratando também da saúde humana", pontua o Promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Carlos Alberto Valera.

Carolina Oliveira | Universidade do Agro