Uniube se destaca com estágio remoto durante pandemia | Acontece na Uniube

Uniube se destaca com estágio remoto durante pandemia

07 de janeiro de 21

No último ano da Licenciatura em Química da Uniube de Maringá (PR), Otavio Augusto, que tinha o objetivo de completar a graduação ainda em 2020, enfrentou um desafio: o de realizar os estágios supervisionados durante a pandemia da Covid-19. "Pensei que não conseguiria concluí-los", conta. Mas, para que os alunos não tivessem qualquer prejuízo na formação, a Uniube apresentou um novo plano de atividades de estágio obrigatório a distância a ser desenvolvido durante o período excepcional da pandemia.

O plano segue o Parecer do Conselho do Plano Nacional de Educação - CNE/CP nº 5/2020 (SEI 2037135), por meio da Nota Técnica, publicada em 01 de junho de 2020, e propicia aos alunos a realização de estágios supervisionados de forma virtual. A novidade foi uma surpresa para Otavio que, mesmo com a insegurança inicial do novo desafio, seguiu com o estágio e percebeu uma ótima oportunidade para trabalhar as novas técnicas de lecionar na área desejada.  "No colégio  em que realizei o estágio, tive a oportunidade de compartilhar o conhecimento adquirido junto aos alunos e professores, acompanhei o trabalho da Direção junto à equipe docente para lidar com os inúmeros desafios advindos da pandemia, principalmente no que diz respeito ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)", diz.

Otavio é graduado e mestre em química; devido à paixão pela docência e por química, decidiu complementar a formação com uma nova licenciatura na área. "Como eu sempre tive vontade de trabalhar como professor, eu vi que faltava essa "pecinha" a mais que seria a licenciatura. Durante a minha graduação, eu participei do PET que trabalha nos três canais da universidade: a pesquisa, o ensino e a extensão. Ali, eu dava minicursos, monitoria de aulas, então eu já tivera contato com o lecionar, mas faltavam as técnicas que eu só podia aprender na licenciatura", complementa.

Após muitas pesquisas por universidades que ofereciam o ensino a distância e a licenciatura, encontrou a Uniube. "Eu acredito que o que acarretou mesmo meu sucesso profissional, foram principalmente as novas experiências que eu tive com o estágio remoto, e principalmente por ele ter sido EAD, foi algo totalmente novo para mim. Eu acho que quando se fala em educação não é necessário deixar para depois, e a oportunidade que tive diante desse estágio e tudo que eu ensinei e aprendi, influenciou não só minha vida profissional, mas a minha vida pessoal também".

Diante das experiências adquiridas com os estágios, Otavio pôde compreender as novas formas de docência e como as tecnologias podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. "Aos colegas que ainda farão os estágios fica a dica: Abracem novas experiências, não tenham medo de tentar. Permitam-se descobrir novos caminhos, sigam em frente e enfrentem. Por isso, meus agradecimentos a todos envolvidos nesta minha conquista", finaliza.