Uniube renova selo de Instituição Socialmente Responsável pela ABMES | Acontece na Uniube

Uniube renova selo de Instituição Socialmente Responsável pela ABMES

30 de novembro de 23

A Uniube recebeu, neste mês, a renovação do Selo de Instituição Socialmente Responsável 2023/2024. A certificação é concedida anualmente pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e atribuída às Instituições de Ensino Superior (IES) que participam de projetos de cunho social. A Uniube tem contribuído para a campanha da ABMES há 17 anos e, somente neste ano, realizou mais de 150 mil atendimentos à comunidade.

Cada instituição tem autonomia para definir a programação de atividades de Responsabilidade Social. O objetivo é estabelecer uma ponte entre o setor acadêmico e a sociedade por meio de ações voluntárias realizadas pelas IES em múltiplas áreas. "O Selo destaca um dos pilares da Universidade, que é a valorização das ações de responsabilidade social da Uniube. A partir do relatório gerado no site da ABMES, é possível divulgar os projetos sociais da Uniube nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, entre outros. As instituições que comprovam a realização das ações de responsabilidade social são certificadas pela ABMES com este selo, atestando que a instituição se preocupa e é comprometida com o bem-estar social da comunidade e com o desenvolvimento sustentável dela", explica a coordenadora da Extensão Uniube, Maria Theresa Cerávolo Laguna.

Para receber o selo, é necessário preencher um relatório com a descrição das atividades promovidas pela instituição, entre outras ações registradas por meio de fotos e vídeos. "A Uniube realiza diversas ações, muitas delas de forma contínua, o que fortalece ainda mais a marca da Uniube, que visa formar profissionais comprometidos com uma sociedade justa. Essas ações são realizadas por meio de Programas e Projetos de Extensão, das Clínicas Integradas, do Mário Palmério Hospital Universitário, do Hospital Veterinário, do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), das ações nas Unidades de Saúde, nos campi e polos, e na comunidade, entre outros", continua.

A responsabilidade social é uma das dimensões institucionais obrigatórias na avaliação das Instituições de Educação Superior. "A Lei nº 10.861/2014, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), definiu que a avaliação das IES, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes deve também envolver a responsabilidade social. Este selo comprova a contribuição da instituição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural. Na Uniube, a Responsabilidade Social representa mais do que uma marca", finaliza a coordenadora.