Uniube recebe visita do subsecretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação | Acontece na Uniube

29 de setembro de 21

A Universidade de Uberaba (Uniube) recebeu, na manhã desta quarta-feira (29), a visita do subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Minas Gerais, Felipe Attiê, para uma reunião com o reitor, Marcelo Palmério, a fim de estabelecer parcerias entre o Governo do Estado e as iniciativas empreendedoras e tecnológicas da Universidade.

Também participaram da reunião o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor André Fernandes, a coordenadora da Incubadora de Empresas (Unitecne), Dionir Andrade, o diretor comercial da instituição, José Renato Gomes, e os superintendentes de Pesquisa e Tecnologia e de Inovação Tecnológica do Estado de Minas Gerais, Luciana Quaresma e Pedro Emboava Vaz, respectivamente.

Na oportunidade, o subsecretário apresentou algumas iniciativas da Secretaria que apoiam as inovações tecnológicas das instituições de Ensino Superior do estado. Para ele, a Uniube tem características e iniciativas empreendedoras, por isso a visita surgiu como uma oportunidade de conhecer os projetos já existentes na Universidade e potencializar possíveis parcerias.

Ainda durante a reunião, a coordenadora da Unitecne, Dionir Andrade, apresentou os projetos de negócios incubados na instituição, as empresas juniores, e as parcerias advindas de todas as iniciativas empreendedoras. Ela também registrou o pedido de apoio e incentivo, por parte do governo estadual, para com os alunos e professores pesquisadores da instituição.

"Precisamos de representatividade do Ensino Superior privado junto às iniciativas do Governo do Estado e apoio que demonstre incentivo aos professores e alunos da Uniube, com objetivo de criarem novas tecnologias e desenvolverem novos produtos, processos e serviços inovadores que atendam 'dores' do mercado e contribuam para geração de emprego e renda, de forma sustentável e inclusiva", pontua Dionir.

Para o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor André Fernandes, a visita do subsecretário tem grande importância por fortalecer os laços entre a Uniube e o Governo do Estado. "Mostramos para o secretário que a Uniube é uma das mais longevas universidades de Minas Gerais, que fará, em 2022, suas bodas de diamante, com 75 anos de sua fundação. Também salientamos a importância do seguimento privado na educação superior do Brasil, responsável por 80% de todas as matrículas. Aproveitamos também a visita para falar de alguns projetos de pesquisa e inovação que os docentes da Uniube têm desenvolvido nos últimos anos, alguns deles com chances reais de se transformarem em grandes negócios", compartilha.