Uniube recebe representantes do judiciário para palestra com alunos do Direito | Acontece na Uniube

Uniube recebe representantes do judiciário para palestra com alunos do Direito

12 de maio de 23

Os alunos do curso de Direito da Uniube participaram, nesta quinta-feira (11), de uma palestra com desembargadores e juízes. O evento, chamado "Conhecendo o judiciário", tem o objetivo de apresentar a estrutura e o funcionamento do Judiciário, em uma linguagem simples e acessível com ações em escolas e universidades.

As atividades contemplam estudantes, grupos de terceira idade e participantes de grupos organizados da sociedade civil.  "O Poder Judiciário realiza evento nos estados, nós temos 24 núcleos da Escola Judicial em Minas Gerais, e um núcleo é aqui em Uberaba. A escola é responsável pela formação de servidores, magistrados e formação inicial permanente. E nós já começamos as reuniões com servidores e magistrados e aproveitamos para fazer as visitas às escolas, seja tanto do Ensino Médio, como Universidades, para apresentar o Poder Judiciário e falar com os jovens. A nossa preocupação é a de construir uma sociedade livre, justa e solidária. Então, nesse sentido, a gente se preocupa em ter essa interação com os jovens, já que eles estão entrando no mundo profissional, um mundo está mudando muito", explica o 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça, superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, Renato Dresch.

Ainda segundo o superintendente, o Poder Judiciário espera que os jovens possam achar o espaço deles com o Direito, de ter amplas possibilidades de trabalho profissional. "Em todas as áreas, se a pessoa tiver formação em Direito, ela consegue trabalhar com muito mais facilidade na carreira que ela escolher. Então, é um curso que pode ser aproveitado por todo mundo, para conhecerem os dispositivos legais. Acho que essa multidisciplinariedade melhora muito a vida de todos nós, mas nada vem de graça, depende de muito esforço", complementa.

Para a diretora do curso de Direito da Uniube, Andrea Fabri, o evento é de extrema importância para os estudantes.  "A Universidade é a primeira da região, o nosso curso de Direito é o segundo curso mais antigo e um dos maiores da Instituição e nós sempre tivemos um excelente relacionamento com as Instituições, com a Ordem, com o Tribunal de Justiça, com Ministério Público. E o nosso campus foi um local escolhido pelo Tribunal de Justiça para dar essa palestra aqui".

Aos alunos, a diretora deixa a dica: "Estudem muito e verifiquem como que foi a carreira desses magistrados. Alguns saíram aqui de Uberaba, foram professores da casa, então é uma forma deles revisitarem o local onde eles estiveram e de mostrar para os alunos que tudo é possível", finaliza.