Uniube recebe certificado da Rede de Autoavaliação do Semesp | Acontece na Uniube

Uniube recebe certificado da Rede de Autoavaliação do Semesp

29 de setembro de 25
1 / 1

A Uniube foi reconhecida durante o 27º FNESP - Fórum Nacional do Ensino Superior Particular, realizado nos dias 25 e 26 de setembro, em São Paulo. A Instituição recebeu o Certificado de Reconhecimento pela participação no Ciclo de Autoavaliação Institucional 2024-2025, promovido pela Rede de Autoavaliação Institucional do Semesp. O trabalho foi conduzido pela Comissão Própria de Avaliação da Uniube (CPA), representada no evento pelo coordenador, Nelson Rannieri Tirone. 


A Rede de Autoavaliação Institucional do Semesp reúne Instituições de Ensino Superior (IES) que adotam um modelo colaborativo de autoavaliação. O objetivo é analisar processos internos, práticas de gestão, resultados e alinhamento com a missão, a identidade e a regionalidade de cada instituição. 


"A Universidade participou ativamente de todas as etapas do ciclo, incluindo adesão formal, compartilhamento de dados institucionais, aplicação de instrumentos avaliativos internos, participação em debates internos e interpares, além da entrega de relatórios. Recebemos o certificado porque cumprimos os requisitos, demonstramos transparência institucional, envolvimento de docentes, alunos e corpo técnico-administrativo, além de aderirmos aos princípios da Rede. Esse certificado não é apenas simbólico: ele implica um compromisso de avaliar criticamente nossos processos e atuar constantemente para aprimorá-los", destaca o coordenador da Comissão Própria de Avaliação da Uniube (CPA), Nelson Rannieri. 


Para a Uniube, o reconhecimento tem impacto significativo em diferentes frentes. "Ele reforça a credibilidade institucional, ao demonstrar que a universidade participa de um modelo de avaliação que vai além das exigências regulatórias, buscando uma excelência mais qualificada. Também oferece subsídios à gestão e ao planejamento, já que os relatórios produzidos pela autoavaliação geram indicadores capazes de orientar decisões estratégicas e evidenciar pontos fortes e áreas que necessitam de melhoria. Além disso, promove a melhoria contínua e o fortalecimento da cultura de qualidade, incentivando reflexões internas, revisões de práticas e políticas institucionais", explica Nelson. 


Outro aspecto relevante é a prestação de contas e a legitimidade social, uma vez que participar da Rede de Autoavaliação e apresentar resultados é uma forma de demonstrar transparência diante da comunidade acadêmica e da sociedade. "Por fim, a integração às políticas de avaliação educacional permite que a Uniube contribua ativamente para o aprimoramento do modelo de avaliação superior no Brasil, ao compartilhar experiências com outras instituições. Esse certificado simboliza que a Uniube não está apenas sujeita a avaliações, mas é protagonista em um processo de autoconhecimento, melhoria e construção colaborativa de critérios de qualidade no ensino superior", finaliza o coordenador.


Carolina Oliveira