Uniube recebe calouros com festa e reforça repúdio ao trote | Acontece na Uniube

Uniube recebe calouros com festa e reforça repúdio ao trote

15 de fevereiro de 18

A tradicional Calourada da Uniube reuniu milhares de estudantes nesta quinta-feira (15), no campus Aeroporto, em Uberaba-MG. A recepção dos novos alunos aconteceu na quadra coberta, pela manhã para os cursos multiperiódicos, à tarde para as Engenharias e Arquitetura e Urbanismo, e às 19h para os cursos noturnos. A bateria da Medicina (Fumarato) animou a chegada dos universitários com muita batucada, além da apresentação dos cursos e dos anjos da guarda, contando com as boas vindas em canto da professora do curso de Psicologia, Regina Basílio.

Giovanna começou a vida universitária no curso de Psicologia, felicidade para a caloura é fazer parte da Universidade, mesmo tendo enfrentado grandes dificuldades. “Eu fiquei muito doente no ano passado, então foi muito difícil a minha rotina de estudos”. Agora é só alegria e comprometimento: “É uma mistura de emoções entrar na universidade, tanto ansiedade porque não sei como vai ser, mas euforia porque é uma vibe muito boa. Eu quero dar o melhor de mim e ser a melhor profissional na área que eu escolhi”, destaca.

A veterana e anjo da guarda do curso de Administração, Luísa Gontijo Macedo, reforça que a ajuda com orientações aos calouros, pelos veteranos, é de extrema importância. “Nesse momento as pessoas ficam meio perdidas quanto vêm para a universidade, então você ser um apoio para eles, é muito importante. Eles chegam e não sabem como funciona, nós sabemos e podemos dar suporte a eles. É gratificante poder ajuda-los”, afirma.

A também ingressante do curso de psicologia, Josenilda dos Anjos Santos afirma que pretende se esforçar para se tornar uma Psicoterapeuta. “É uma energia muito boa aqui. Eu vou tentar estudar e eu acho que vou me apaixonar pelo curso e vou dar o melhor de mim”, complementa a caloura.

As atividades não pararam por aí. Na praça do Bloco L (bloco dos cursos de Comunicação), foi aberto o Festival Zebu Food Truck, com uma estrutura completa. Os carrinhos de food truck, ficarão na Uniube nos dias 15 e 16 de fevereiro, das 9h às 22h, e contarão com trailers de hambúrguer, churros, cachorro-quente, pão com linguiça e coxinha. A visitação na praça de alimentação é aberta à toda a comunidade.

Outra novidade é a tenda com programação musical que também está montada na praça do Bloco L, durante os dois dias. Confira a programação desta sexta-feira (16): 9h20 Banda “Os Profs”; 9h45 Terra de Todos (Educação Física); 20h40 Leonardo Medeiros (voz e violão); e às 21h Santa Banda.

Nota de Repúdio ao Trote

A Universidade de Uberaba (Uniube), por meio da sua Assessoria de Imprensa, lamenta o ocorrido relatado por uma caloura do curso de Medicina, em seu perfil numa rede social, em que, segundo ela, teria sido desrespeitada e sofrido constrangimento, durante um “trote covarde”, promovido por um veterano do curso, na última quarta-feira (14). A Uniube esclarece que tal fato ocorreu fora do campus, em área particular, num evento promovido por universitários, e antes mesmo do início das aulas para os novos estudantes.

Qualquer ato ocorrido fora das dependências da universidade não são de responsabilidade da Instituição de Ensino Superior (IES). Apesar disso, a Uniube está prestando assessoria a estudante em questão, promovendo o apoio necessário. O aluno citado como autor do trote, também será ouvido pela diretoria do curso. A Uniube repudia todo e qualquer trote violento ou ato desrespeitoso aos estudantes, tendo inclusive uma Portaria em seu Regimento Interno, que proíbe a realização de trotes dentro e nas proximidades do campus, estabelecendo punição aos agressores, que pode ir de uma advertência até suspensão ou expulsão do aluno, dependendo da gravidade do fato.

Todos os estudantes, são incentivados pelos gestores e professores dos cursos, a promoverem trotes solidários, como ações que beneficiem a comunidade e promovam interação entre os universitários de forma sadia, criativa, educada e respeitosa. Em qualquer situação em que o estudante se sinta ameaçado, ou vítima de ação desrespeitosa por parte de outros grupos de alunos, a orientação da Uniube é que seja procurada a direção do curso para prestar queixa do fato, e que a vítima denuncie o ocorrido aos órgãos de segurança pública.