Uniube realiza exames gratuitos em colaboradores nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul
A Uniube disponibilizará, durante os meses de outubro e novembro, os exames: Mamografia e PSA, gratuitamente, para todos os colaboradores. A ação, vinculada às campanhas de Outubro Rosa e Novembro Azul, tem o objetivo de trabalhar internamente a importância da prevenção e o diagnóstico precoce. Os exames vão ser realizados, a partir de 10 de outubro, em parceria com o Mário Palmério Hospital Universitário, por meio de agendamento.
Ao todo, a Uniube possui mais de 3200 colaboradores em Uberaba e Uberlândia. O diretor de Recursos Humanos da Uniube, José Mário Roncari, pontua que a Instituição tem papel fundamental para esse alerta que é trabalhado em campanhas de saúde nacionais. "O objetivo é que o(a) colaborador(a) tenha acesso ao primeiro passo da prevenção que é a realização dos exames. Depois desse primeiro passo, ele pode acessar os serviços de saúde e realizar o tratamento, caso seja necessário. Se não tiver necessidade de tratamento, a ideia é que se habitue com a ideia da prevenção. O objetivo da Uniube é melhorar a qualidade de vida do seu quadro de colaboradores através do acesso aos exames".
A expectativa o diretor de Rh é que um número alto de colaboradores procure pelos exames. "A ação desenvolvida pela Uniube altera o patamar do que vínhamos realizando nos anos anteriores. Saímos de projetos de conscientização para ações mais concretas, oferecendo a possibilidade de os colaboradores realizarem exames preventivos para câncer de mama e de próstata de forma gratuita. Isso é extremamente importante, pois pode oferecer essa oportunidade para camadas da população, que são nossos empregados e que de outra forma talvez não tivessem acesso aos exames", complementa José Mário.
Os próprios colaboradores podem fazer o agendamento no MPHU e terem a orientação da equipe de saúde sobre os exames a serem realizados. Na ocasião, os colaboradores que realizarem o exame receberão um mimo simbólico da Instituição, como forma de reconhecimento pela iniciativa de prevenção. "A campanha vai além da demonstração do compromisso da empresa com a saúde dos colaboradores, mas também uma oportunidade para fortalecer os laços em nossa comunidade e espalhar a conscientização sobre a importância da prevenção. Essas campanhas vão além de datas no calendário; elas representam a oportunidade de conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama e próstata. Sabemos que a prevenção e o diagnóstico precoce são vitais na luta contra o câncer, e é por isso que estamos agindo de forma concreta para apoiar cada um na jornada e busca da saúde e do bem-estar", finaliza o diretor técnico do MPHU, Frederico Ramos.
Os exames
A mamografia, é um exame de raio-x realizado para detectar a existência de sinais precoces do câncer de mama. "A campanha do Outubro Rosa é uma oportunidade de conscientizarmos sobre a importância da prevenção e da possibilidade de realizarmos diagnósticos precoces de doenças graves que podem gerar altos índices de mortalidade e perda de qualidade de vida como câncer de mama e câncer de colo de útero. Realizar a mamografia possibilita que através de um diagnóstico precoce assim atinjam um índice de 98% de cura", explica a médica do trabalho, Naiara Cabral.
Após a mamografia, caso apresente alguma suspeita, a paciente é encaminhada para a análise laboratorial. "O autoexame não substitui o exame clínico realizado por um profissional de saúde, mas é fundamental na ajuda do reconhecimento do próprio corpo, uma vez que a mulher ao apalpar os seios, pode observar alguma alteração e assim buscar imediatamente o serviço de saúde".
Já o PSA é um exame feito a partir da colega de amostra de sangue do paciente e é utilizado, principalmente, para rastrear o câncer de próstata, causa muito frequente de morte por câncer nos homens. "A campanha do Novembro Azul nos permite incentivar o cuidado com a saúde do homem. Especialmente voltado para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, visa aumentar as chances de cura dessa doença. O PSA é um exame laboratorial simples que através da coleta de sangue pode identificar a necessidade de uma maior investigação o câncer de próstata, possibilitando assim um diagnóstico precoce e o direcionamento para um tratamento mais eficaz", complementa a médica.
Uma questão crucial que dificulta a prevenção e o tratamento do câncer de próstata, de acordo com a médica, é o preconceito e o machismo bastante presentes em grande parte dos homens. "Precisamos quebrar essa crença de que o homem não adoece e não precisa cuidar da saúde, de que o homem não faz prevenção. Além de manter os bons hábitos de vida, é extremamente importante o homem passar anualmente em consulta com o urologista para realizar o exame de toque e os demais exames que forem recomendados, inclusive o PSA que é um excelente marcador da doença", reforça.
Ainda segundo Naiara Cabral, o autocuidado é ponto principal para qualquer tratamento e vai além da estética. "Buscar ter corpo e mente saudáveis, manter hábitos de saúde como parte da rotina diária, ajuda assim na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer. Ter uma alimentação saudável e equilibrada, praticar atividades físicas, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcóolicas e não fumar, são alguns pontos que merecem nossa atenção", finaliza.