Uniube realiza encontros mensais com líderes sobre desenvolvimento profissional | Acontece na Uniube

Uniube realiza encontros mensais com líderes sobre desenvolvimento profissional

08 de dezembro de 25
1 / 1

Além da troca de experiências, houve dinâmicas de grupo, debates, análises de cases práticos e orientações sobre os temas abordados 


A Uniube, por meio do setor de Recursos Humanos, promoveu rodas de conversa com líderes de equipes para discutir e fornecer orientações sobre desenvolvimento profissional. No total, foram seis encontros presenciais com cerca de duas horas cada, sendo o primeiro realizado em 26 de junho deste ano e o último em 27 de novembro. 


Os temas tratados pelo RH da Uniube incluíram a introdução à NR-01 e a importância na organização, inteligência emocional na liderança, saúde mental e autocuidado, comunicação não violenta e feedback construtivo. 


Foram abordados ainda a prevenção e combate ao assédio no ambiente de trabalho, cultura de segurança e participação dos liderados, além de avaliação do ciclo e planejamento de melhorias.


Os encontros 


Além de promover a troca de experiências, as rodas de conversa contaram com dinâmicas de grupo, debates, análises de cases práticos e orientações sobre os temas debatidos. Segundo a professora do curso de Direito da Uniube e coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Universidade, Maria Angélica de Queiroz Cosci, os encontros foram extremamente proveitosos. 


"Tivemos a oportunidade de discutir, aprender e aperfeiçoar nossas relações com os colegas. Foram momentos de aprendizado, de exercitar novos olhares para nossas relações pessoais e profissionais no ambiente de trabalho", pontua. 


A gerente administrativa das Clínicas Integradas da Uniube, Annelise Boareto Coimbra, comenta que participar da iniciativa proposta e executada pelo RH da Uniube foi uma experiência muito positiva e inovadora. 


"Ao debatermos os riscos psicossociais, fomos além da norma técnica, pois entendemos que prevenir o adoecimento mental exige um olhar atento sobre como nossas atitudes impactam a equipe", afirma. 


Para a gerente de TI da Uniube, Luciana de Martino Nogueira, as rodas de conversa fortalecem a empresa e toda a equipe. Nogueira ressalta ainda a importância da saúde mental no trabalho, pois é um tema que envolve todos os níveis hierárquicos e demanda atenção coletiva. 


"Dentro da minha equipe, faço questão de priorizar as relações humanas, valorizando o diálogo, a escuta ativa, o respeito e a construção conjunta de soluções. Sei que tecnologia, processos e indicadores são fundamentais, mas nada disso para de pé sem pessoas que estejam comprometidas, motivadas e, acima de tudo, cuidadas", salienta.


O propósito 


A analista de RH da Uniube, Rosane Alves Franke, diz que foi muito especial conduzir as rodas de conversa. "Busquei trazer um olhar mais humanizado para as relações, reforçando respeito, escuta e proximidade. Foi gratificante ver os líderes refletindo e fortalecendo vínculos mais saudáveis com suas equipes, contribuindo para uma cultura mais empática e segura." 


Já a gerente de RH da Uniube, Rose Zaparoli, pontua que foi extremamente gratificante colocar o projeto em prática e reforça a importância dos encontros, destacando as contribuições para o fortalecimento da gestão de equipes. 


"Observamos líderes mais conscientes, conectados às suas equipes e alinhados às boas práticas de gestão de pessoas. Essa troca contribuiu para avanços na comunicação, no clima organizacional e no autoconhecimento, fortalecendo uma cultura de respeito, segurança, saúde emocional e desenvolvimento contínuo", conclui Zaparoli. 


Vander Souza