Uniube realiza Dia de Campo no 9º Shopping Zebu Leiteiro | Acontece na Uniube

Uniube realiza Dia de Campo no 9º Shopping Zebu Leiteiro

05 de maio de 17

A Fazenda Escola Uniube, um dos principais campos de desenvolvimento científico-tecnológico da bovinocultura leiteira sediou este ano o 9º Shopping Zebu Leiteiro Uniube durante a 83ª ExpoZebu. O evento começou no último dia 29 de abril e vai até o próximo dia 7 de maio. Um dos destaques da programação, foi o Dia de Campo, na última quinta-feira (04), com apresentação da raça Guzerá e um almoço especial para os convidados.

Durante o evento foram mostrados os trabalhos desenvolvidos por pesquisadores, professores e alunos que resultam nos melhores exemplares zebuínos leiteiros. “Estamos ofertando animais Zebu Leiteiro das raças: Guzerá, Sindi, Gir, Guzolando e Girolando. Ficamos abertos das 9 às 17h, livre para qualquer pessoa que quiser vir”, explicou o coordenador do evento e gerente de marketing da fazenda escola, Fernando Abate.

O Dia de Campo apresentou a raça Guzerá, destaque na média de lactação. Estiveram presentes criadores do Brasil e do Exterior, também estudantes interessados em conhecer um pouco mais da raça. “Não tem mais visibilidade do que você aproveitar a Expozebu e convidar os criadores tanto do Brasil, como do exterior, para virem conhecer o nosso trabalho. Isso gera negócio, tanto agora como futuro, já que ficam conhecendo o que fazemos”, afirma o gerente pecuário da Uniube, Marcelo Laque.

O destaque das raças, como animais de alto padrão genético leiteiro advém de um grande trabalho desenvolvido na Fazenda Escola. “É um trabalho de acasalamento voltado para a produção leiteira, depois um processo de avaliação. A Uniube faz um trabalho junto à ABCZ de um controle de produção. Todo mês pesa a produção leiteira, faz exame de gordura, proteína e sódio. Com isso nós vamos descobrindo as melhores de cada família e tentando, assim, colocar essa genética nos demais através de FIV (Fertilização in Vitro) e embrião”, destaca Marcelo.

O engenheiro e pecuarista Carlos Fernando Fontenelle Dumans esteve presente em todas edições do Shopping Zebu Leiteiro e enalteceu empenho da Universidade. “Esse trabalho que a Uniube faz de ter juntado diversas linhagens do Guzerá Leiteiro é extremamente importante para a raça. É um trabalho de longo prazo e exige muita persistência, continuidade e conhecimento. Nós participamos desse trabalho da Uniube como parceiros desde o primeiro momento e temos muito orgulho de ter participado. A Uniube tem animais que honrariam o plantel de qualquer criador, independente se ele tem tendência para corte ou para leite. A Uniube tem feito um belo trabalho que engrandece a raça”, finalizou o pecuarista.