Uniube realiza 1º Programa de Capacitação em Técnicas Laboratoriais
A bolsista de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação - Nível I (BDCTI-I), vinculada à FAPEMIG APQ -01203-23 e ao Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal nos Trópicos (PPGSPAT), Dra. Priscilla Elias Ferreira da Silva, ministrou um dos módulos do 1º Programa de Capacitação em Técnicas Laboratoriais, coordenado pela Biologista Camilla Beatriz, com o tema "Abordagem teórico-prática de biologia molecular: extração de DNA de sangue total", voltado para os técnicos de laboratórios da Uniube. O curso aconteceu em julho no campus Aeroporto, em Uberaba, e teve como foco aprimorar as habilidades técnicas dos participantes.
"A capacitação visou treinar e garantir alta eficiência na extração de DNA de amostras de sangue total, um processo crucial para amplificação e protocolos de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR). A abordagem teórico-prática de biologia molecular foi fundamental para adquirir novas habilidades e competências, aprimorando a qualidade dos serviços laboratoriais. Ofertar eventos dessa natureza contribui para o desenvolvimento do profissional técnico de laboratório, possibilitando, portanto, a melhora na qualidade dos serviços prestados pela instituição em todas as atividades vinculadas ao ambiente organizacional laboratorial e no âmbito dos programas de pós-graduação, levando em consideração a tríade ensino, pesquisa e extensão", comenta Priscilla.
Uma das participantes, Camilla Beatriz, é Biologista e atua no Laboratório de Biologia Celular e Molecular da Uniube. "O evento foi muito importante para mim, ele me proporcionou a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e habilidades práticas que são fundamentais para minha atuação profissional. Além disso, a troca de experiências com outros participantes enriqueceu minha visão sobre as melhores práticas no laboratório. Essa capacitação agregou valor à minha bagagem profissional, aumentando minha confiança e competência na execução de procedimentos e na resolução de desafios do dia a dia. Estou animada para aplicar o que aprendi e contribuir ainda mais para o setor que atuo", avalia.
Outro participante é Nelson Nascimento, técnico de Laboratório de Anatomia. "Eventos de capacitação como esse, mostram outras áreas e técnicas para aprendizagem, para que possamos entender o mecanismo de funcionamento de outros setores. Agregou em muito, pude aprender muitas coisas, principalmente técnicas que não conhecia, e assim adquirir conhecimento de outras áreas, ajudando para minha vida profissional", finaliza.
"Eventos como esse mostram diferentes áreas e técnicas, permitindo que eu compreenda o funcionamento de outros setores. Aprendi muito e adquiri conhecimento de áreas que desconhecia, o que será extremamente útil para minha vida profissional", finaliza.
Carolina Oliveira | Universidade do Agro