Uniube promove palestra de Direito Constitucional aos alunos

16 de abril de 21
1 / 2
2 / 2

Com o objetivo de esclarecer sobre os direitos fundamentais, sobretudo em relação à restrição de direitos, os alunos do curso de Direito da Uniube Uberlândia participaram, na última quarta-feira (07), de uma palestra on-line de Direito Constitucional. O tema "Prefeitos e Governadores podem decretar lockdown e toque de recolher?" foi desenvolvido pelo mestre em Direito Público, Eduardo dos Santos.  


De acordo com o palestrante, os pontos abordados possuíam relação com os conflitos sociais atuais decorrentes da pandemia da Covid-19. "Muitas vezes os conflitos são provocados pela desinformação, pela ignorância e, acima de tudo, pelas fake news, já que a mentira parece ter sido institucionalizada nos últimos anos. Não se tratou de uma palestra apenas teórica, mas prática, uma vez que retratou situações que estamos vivenciando no momento", acredita Eduardo dos Santos.  


O mestre em Direito Constitucional é, também, autor de obras jurídicas consagradas no país, destacando-se: Princípios Processuais Constitucionais; Direitos Fundamentais Atípicos (Juspodivm); e Direito Constitucional Sistematizado. "A palestra está diretamente relacionada ao meu livro, já que se trata de um manual de Direito Constitucional, que tem o objetivo de instruir graduandos e interessados em prestar o exame da Ordem dos Advogados e concursos. Para mim, ensinar constitucional passa diretamente pelo ensino da teoria e da prática, inclusive com base nos precedentes de nossa Corte Constitucional", disse Eduardo dos Santos, acerca da obra ?Direito Constitucional Sistematizado".  


A palestra, disponibilizada aos alunos do curso de Direito, mostra que a universidade se adaptou bem à situação de pandemia atual e tem utilizado as novas tecnologias da informação, de maneira a promover encontros remotos de interesse e valor aos graduandos. "Estamos aproveitando estes meios para oportunizar aos nossos alunos olhares plurais sobre questões jurídicas e sociais atuais.  O curso de Direito da Uniube é muito benquisto junto à comunidade jurídica, o que facilita a organização de palestras e debates com os melhores profissionais da área", afirma o professor e coordenador do curso de Direito da Uniube Uberlândia, Alexandre Corrêa.  


Além disso, a estudante do curso de Direito, Laura Sousa Nasciutti, que participou do encontro remoto, ressalta que os eventos oferecidos pela universidade são essenciais para a formação dos alunos. "As palestras são indiscutivelmente essenciais para atualizar sobre as leis, decretos, e assuntos que não são costumeiramente abordados no nosso cotidiano", afirmou a estudante.  


Desse modo, nota-se que, mesmo em situações de distanciamento social, é possível oferecer uma formação de qualidade, com eventos extracurriculares que despertem o interesse dos estudantes. Assim como evidenciou a palestra de Direito Constitucional, ministrada remotamente pelo mestre Eduardo do Santos aos universitários da Uniube Uberlândia.