Uniube promove evento sobre arquitetura e urbanismo com presença de especialistas estrangeiros

25 de setembro de 18
1 / 1

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Uberaba (Uniube) realiza, esta semana, o “II Simpósio e Workshop Internacional: a produção do espaço e suas [Re] significações na cidade contemporânea”. O evento será marcado por intensos estudos sobre a produção da cidade contemporânea, com o objetivo de discutir problemas, trocar experiências acadêmicas e buscar caminhos frente aos desafios da contemporaneidade. A programação começou nesta segunda-feira (24) e segue até sexta-feira (28), no Campus Aeroporto.


Durante toda a semana, pela manhã e à tarde, alunos, professores, especialistas e convidados trabalharão no desenvolvimento do workshop, que acontecerá nas salas de aulas do bloco 2V. À noite, a partir das 19h, serão promovidas palestras e mesas de debate, no Anfiteatro 2D56. O evento é voltado para alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniube e de outras instituições de Ensino Superior; profissionais arquitetos e urbanistas da cidade e região.


Segundo o coordenador do evento, professor José Carlos Faim Bezzon, o simpósio apresenta a problemática da produção da cidade contemporânea, evidenciando as questões relativas às sobreposições temporais resultantes das intervenções do homem no espaço urbano.


“Refletiremos as mudanças e permanências que se materializam na arquitetura, no desenho e na construção da paisagem urbana. Já o workshop traz como objeto de estudo o eixo histórico de formação da cidade tendo como locus principal o conjunto da Praça Rui Barbosa com a Catedral estendendo-se da estação rodoviária até a estação ferroviária”, explica.


Entre os especialistas da área convidados estão profissionais de outros países. Nesta terça-feira (25), o arquiteto e urbanista, Julio Arroyo, professor doutor da Universidad Nacional del Litoral, na Argentina, ministrará a palestra “Transformações espaciais recentes em áreas urbanas consolidadas. Já na quinta-feira (27), o tema será “Arquiteturas [Re] significadas: outros contextos, com a arquiteta e urbanista, Maria João Teles Grilo, da África e com o também arquiteto e urbanista, Edgas José Vieira, professor da Universidade Autônoma de Lisboa, em Portugal.


Para o professor Bezzon, da Uniube, o evento tem uma grande importância para os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo. “Pela experiência dos palestrantes com a apresentação do temário proposto contemporâneo, que contextualiza com mais amplitude e profundidade questões teóricas e práticas do exercício profissional e a vivência com outros contextos. E, também, é muito significativa a participação no workshop devido à troca de informações e experiências com os palestrantes estrangeiros, que permanecerão durante todos os dias do evento”, ressalta.


“O II Simpósio e Workshop Internacional: a produção do espaço e suas [Re] significações na cidade contemporânea” é uma realização do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Uberaba com o patrocínio institucional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG).


As palestras serão transmitidas em tempo real, via internet, por meio dos seguintes endereços eletrônicos:




24/09/2018 - 19h00 - Abertura - A produção do esppaço e suas (re) significações na cidade contemporânea  





25/09/2018 - 19h00 - Transformações espaciais recentes em áreas urbanas consolidadas  




26/09/2018 - 19h00 - (Re) significando as relações humanas: neoliberalismo, cidadania, desenraizamento  




27/09/2018 - 19h00 - Arquiteturas (Re)significadas: outros contextos  




28/09/2018 - 19h00 - Apresentação dos resultados do workshop pelos grupos de trabalho