Uniube participará diretamente do plano de implantação da metodologia BIM nos projetos do município de Uberlândia
A Uniube Uberlândia sediará cursos e palestras de conscientização sobre a implantação da tecnologia BIM nas ações e projetos de obras públicas realizados pela Prefeitura Municipal de Uberlândia. O campus será utilizado para que o órgão municipal realize treinamentos e dê formação aos servidores sobre o uso da metodologia. A decisão ficou acordada durante o lançamento do Plano de Implantação do BIM, realizado em uma reunião na Prefeitura Municipal, com o prefeito Odelmo Leão.
A utilização da metodologia BIM Decreto Presidencial nº 9.377 que estabelecia a obrigatoriedade do uso da tecnologia BIM em projetos de obras públicas, a fim de combater gastos e superfaturamentos nas construções e a garantia de um resultado qualificado.
"A Uniube é a única Instituição de Ensino Superior (IES) privada parceira da Prefeitura de Uberlândia no lançamento do plano de ação da metodologia. Aqui na Uniube, nós aplicaremos um curso de Extensão com carga horária de oito horas, com a Professora Roberta Barros, do Mestrado. Simultaneamente, ao longo do semestre letivo, a Prefeitura de Uberlândia utilizará nosso espaço no Campus Via Centro para implantar a formação aos servidores e também aos nossos docentes da área de tecnologia. Essa atuação será benéfica tanto para os nossos alunos, quanto para o corpo docente que poderá participar ativamente das capacitações", explica o professor Carlos Barreiro, responsável por acompanhar a implantação do projeto.
O que é a Metodologia BIM
A metodologia BIM (Building Information Modeling), ou Modelagem da Informação da Construção, é um processo colaborativo que utiliza modelos 3D para gerenciar e otimizar projetos de construção. A técnica vai além da simples modelagem de projetos, integrando informações importantes como: Geometria, Materiais, Custos, Desempenho energético e Informações para operação e manutenção.
O professor Carlos Barreiro explica que a Metodologia BIM envolve a participação de diversos profissionais, desde a concepção do projeto até a sua operação e manutenção. Deste modo, podem participar dos cursos:
- Estudantes: De engenharia e arquitetura
- Arquitetos: Responsáveis pela concepção e projeto arquitetônico da edificação.
- Engenheiros: Eng. civis, estruturais, elétricos, hidráulicos, etc., responsáveis pelos projetos técnicos da edificação.
- Construtores: Responsáveis pela execução da obra, de acordo com o projeto BIM.
- Proprietários: Participam do processo para definir suas necessidades e expectativas para o projeto.
- Especialistas: Consultores em diversas áreas, como sustentabilidade, acessibilidade etc.
- Gerenciadores de projeto: Responsáveis pela organização e coordenação das atividades do projeto BIM.
Segundo Barreiro, o uso da Metodologia BIM tem muitos benefícios e permite o desenvolvimento de projetos mais sustentáveis e com menor impacto ambiental. "Além disso, ele traz o aumento da produtividade, otimizando o fluxo de trabalho; melhoria na comunicação, facilitando a colaboração entre os diferentes profissionais envolvidos no projeto, diminuindo erros e conflitos; maior confiabilidade das informações do projeto, devido à modelagem detalhada e integrada; reduz custos, permitindo a otimização do projeto, desperdícios e custos durante a construção e operação da edificação; e melhoria na tomada de decisões: possibilitando a análise de diferentes cenários e alternativas de projetos", explica.