Uniube participa da Semana Vocacional do Colégio Marista | Acontece na Uniube

Uniube participa da Semana Vocacional do Colégio Marista

20 de agosto de 19

O Colégio Marista promoveu de 12 a 16 de agosto a Semana Vocacional. Durante a programação, participaram das palestras o Pró-Reitor de Ensino Superior (PROES), Marco Antônio Nogueira, e docentes da Universidade de Uberaba. O objetivo do evento é fazer com que os estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio possam pensar em um projeto de vida, escolher uma profissão e refletir sobre o futuro profissional.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Colégio, Marise Diniz, o evento proporciona ao aluno a busca pelo profissionalismo com conhecimento e criatividade, com a promoção de mudanças e o aprimoramento da sociedade. “ A universidade, apoiando a escola, é primordial. Leva para os alunos o conhecimento, as pesquisas e a extensão. Colabora, também, para o desenvolvimento do trabalho da escola”, pontua a coordenadora.

O Pró-Reitor Marco Antônio ministrou a palestra “Onde e como quero estar quando o futuro chegar”. Na abordagem, falou sobre como é preciso lançar raízes para se alcançar o sucesso profissional. Ainda, sobre as características importantes de um bom profissional, como proatividade, boa relação diante da mudança, disposição para aprender, flexibilidade e característica socioemocional. “O escopo básico foi a "busca pelo conhecimento" com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais ou soft skills como formas de elevar a competitividade do mercado de trabalho e se tornar relevante em um mundo que sofre e sofrerá grandes transformações por conta do avanço das tecnologias, Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT). ”, esclarece.

Além do Pró-Reitor, participaram as docentes do curso de Psicologia, Luciana Pontes Bichuetti, com uma palestra sobre liderança e coaching, e Maria de Fátima Castanheira, que abordou o bullying. Ainda, para a roda de conversa, estiveram presentes a diretora do curso de Arquitetura da Uniube, Carmem Maluf, o gestor do curso de Engenharia da Computação, Edilberto Pereira Teixeira, e a diretora do Direito, Andréa Queiróz Fabri. “Queremos levar e trazer conhecimentos, explorar novas tendências e, acima de tudo, aperfeiçoar, com ações, a busca pela melhoria da qualidade na educação, em sentido amplo”, destaca o Pró-Reitor Marco Antônio.

E este é, segundo Marise, um dos principais objetivos do Marista:  renovar-se constantemente. “O Marista é uma escola com excelência acadêmica. Trabalhamos com o desenvolvimento intelectual e a formação humana. É uma escola que prima pelo desenvolvimento socioemocional. Temos um serviço de arte e cultura, com aulas de circo, música, coral e dança; um setor esportivo e a pastoral, que  trabalha a solidariedade. Todos valores que projetam nossos alunos para serem profissionais de sucesso”, finaliza.