Uniube lança pós Multiprofissional em Saúde Mental e Psiquiatria 100% on-line

31 de agosto de 21
1 / 1

A Pós-Uniube lança, neste mês, a Especialização Multiprofissional em Saúde Mental e Psiquiatria. O curso busca suprir a demanda para formação de profissionais qualificados na área de saúde mental e psiquiátrica, além de fornecer subsídios teóricos conceituais para um cuidado baseado em evidências, humanizado, ético e que siga os pressupostos das políticas atuais na área. A especialização é ofertada na modalidade ao vivo (online e em tempo real) e tem início previsto para novembro deste ano. As inscrições podem ser feitas pelo link: uniube.br.


A especialização é destinada a enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, dentistas, profissionais de educação física, farmacêuticos, nutricionistas, biomédicos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. "O curso apresenta uma estrutura organizacional inovadora que possibilita ao aluno a aquisição de competências inerentes a um cuidar em saúde mental e psiquiatria humanizado, ético e baseado em evidências científicas. Para além disso, por ter enfoque multiprofissional, ele possibilita a construção de múltiplos saberes e o fortalecimento de um cuidado integral aos indivíduos acometidos por algum sofrimento emocional", explica a coordenadora da Especialização, Luiza Casaburi.


Um dos diferenciais do curso é o destaque para o protagonismo dos estudantes, já que as aulas serão on-line e ao vivo. "O aluno poderá em tempo real tirar suas dúvidas e participar ativamente do processo de aprendizagem com docentes facilitadores e colegas de turma. Nossa preocupação é ofertar espaços de construção coletiva e dinâmica da aprendizagem, com estudantes compartilhando experiências e buscando métodos de ensino ativos".


O curso conta com disciplinas atualizadas e professores renomados, sendo mestres e doutores. Ele foi pensado com estratégias educacionais que possibilitam a aquisição de novos conhecimentos cognitivos pelos alunos, novas habilidades que também favoreçam a execução de comportamentos de cuidado em saúde mental e psiquiatria de qualidade. Ainda, possibilita a participação de profissionais de todo o país por ser na modalidade remota, formando, assim, uma grande rede de profissionais de excelência em todo o território nacional.


"A abertura da especialização Multiprofissional em Saúde Mental e Psiquiatria é essencial nesse momento em que estamos vivendo. O contexto da pandemia, por exemplo, escancarou as adversidades e fatores psicossociais, os quais influenciam fortemente na saúde mental da população, principalmente àquelas mais vulneráveis, o que pode levar ao aparecimento do sofrimento psíquico. Portanto, é muito pertinente nesse momento a formação continuada dos diversos profissionais que lidam no dia a dia com essas situações. Estou muito contente em contribuir com a formação de profissionais que atuam na rede de cuidado em saúde mental. Precisamos fortalecer essa rede, e um dos caminhos é a qualificação dos serviços, a qual pode se consolidar com a formação e capacitação dos profissionais que atuam nela", enaltece terapeuta ocupacional, mestre e doutora em ciências, Francine Baltazar Assad.


A pós possui carga horária total de 360 horas, totalizando 22 meses-aula. As aulas serão mensais às sextas-feiras e aos sábados, das 08h às 12h e das 14h às 18h, via Google Meet.