Uniube fecha parceria com Senar e capacita jovens aprendizes da zona rural

22 de outubro de 21
1 / 6
2 / 6
3 / 6
4 / 6
5 / 6
6 / 6

Jovens aprendizes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar) estiveram na Uniube, ao longo desta semana, e realizaram cursos de capacitação e informática, após parceria firmada entre Universidade e a instituição rural. As aulas foram ministradas pelo Senar, nos laboratórios do LIAE, no Campus Aeroporto.


Segundo o professor instrutor do Senar, Dênio Figueiredo, os alunos são da Zona Rural de Uberaba e fazem parte de um projeto de Jovem Aprendiz, junto à Usina Vale do Tijuco - CMAA. "O curso de Jovem Aprendiz tem duração de um ano e é dividido em seis meses de curso e seis meses de estágio na Usina. Neste momento, eles estão no módulo básico do curso de Mecanização Agrícola, onde um dos módulos tem o componente de informática básica", explica.


No módulo desta semana, os alunos aprenderam sobre as funcionalidades dos computadores, a história da informática, gerenciador de arquivos e Pacote Office. Na zona rural, eles também aprendem sobre ordenha, tratoração, irrigação, entre outros temas da Agricultura.


O professor da Uniube, Carlos Henrique Cavallari, explica que essa parceria com a Senar é de extrema importância para a fomentação do aprendizado dos jovens das zonas rurais de Uberaba. "A Uniube tem uma ótima estrutura para auxiliar nas capacitações de outras instituições. O Senar esteve na instituição durante toda a semana, utilizando nossos laboratórios e capacitando esses jovens. Esse foi o primeiro curso  e sela o início da parceria entre a Uniube e o Senar.  Outros cursos de apoio ao programa Jovem Aprendiz , assim como os ligados a capacitação do homem do campo, ainda serão realizados nesse ano", explica.