Uniube em parceria com a Semed realizam minicurso de Noções Básicas de Primeiros Socorros | Acontece na Uniube

20 de setembro de 24

A Uniube, em parceria com a Secretaria de Educação de Uberaba (Semed), promoveu o minicurso gratuito "Noções Básicas de Primeiros Socorros",  ministrado pelos professores do curso de Enfermagem, para os servidores da rede municipal de ensino. A iniciativa teve como objetivo atender à Lei Federal 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, e foi realizada nos anfiteatros da instituição de ensino e da Prefeitura de Uberaba.

Os encontros foram marcados por orientações práticas e técnicas para lidar com acidentes comuns, como engasgos, quedas e pequenas lesões. A coordenadora da graduação, Dayana Pousa Siqueira Abrahão, destaca a ação como um incentivo à cultura de prevenção. "Nas escolas, as crianças são mais vulneráveis, então saber quais medidas tomar em situações de emergência, até a chegada de ajuda especializada, pode salvar vidas", enfatiza.

Para a docente e palestrante Renata Maciel, o tempo de reconhecimento e aplicação dos primeiros socorros é crucial na evolução de casos de urgência. "Como os professores estão em contato direto com as crianças no ambiente escolar, é essencial que eles sejam capacitados para identificar qualquer sinal de alteração, seja clínica ou traumática. Durante os encontros, eles demonstraram grande interesse, participaram das simulações e compartilharam as situações que mais ocorrem em sala de aula", relata.

A diretora de ensino da Semed, Raquel Beatriz Oliveira, reforça que essa capacitação contribui para uma maior segurança nas escolas. "É uma forma de investir na formação contínua dos profissionais de educação e garantir um ambiente mais seguro para os alunos do ensino básico", conclui.

Pâmela Rita