Uniube divulga novo protocolo para cerimônia de Colação de Grau | Acontece na Uniube

Uniube divulga novo protocolo para cerimônia de Colação de Grau

01 de julho de 20

As solenidades serão restritas aos formandos, sem a presença de público. As medidas são para garantir o bem-estar e a segurança da comunidade acadêmica

A Pró-Reitoria de Ensino Superior da Universidade de Uberaba (Uniube) definiu as novas datas e os protocolos de segurança para a realização das Colações de Grau Oficiais de Secretaria dos formandos deste semestre. Em Uberaba, o rito universitário será entre 09 de julho e 06 de agosto, na quadra esportiva do Campus Aeroporto. Os alunos de Medicina participarão do ato apenas no primeiro dia. Já em Uberlândia, as solenidades serão nos dias 04 e 05 de agosto, no pátio aberto do Campus Marileusa. As cerimônias serão restritas aos alunos concluintes, sem a presença de público. Amigos e parentes poderão acompanhar a transmissão em tempo real via Internet.

Devido à pandemia do novo Coronavírus, as solenidades precisaram ser adaptadas. Uma das mudanças é que a Colação de Grau não será por turmas. O próprio formando escolherá, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o melhor dia e horário para participar da cerimônia. Em Uberaba, as opções de horários disponíveis serão: 15h, 16h, 17h e 18h, de segunda a sexta-feira, e 09h e 10h no sábado. Em Uberlândia, serão os seguintes: 15h, 16h, 17h e 18h. Cada solenidade terá, no máximo, 30 alunos. Os formandos serão avisados, também pelo AVA, sobre as condições para participar de uma das cerimônias.

Além da transmissão ao vivo pelo site da Universidade no seguinte endereço: uniube.br/formaturas e na página do Facebook da Instituição, a Uniube também ficará responsável pela cobertura fotográfica deste momento tão importante na vida dos formandos. Cinco dias após as solenidades, as fotos serão disponibilizadas no site para download, juntamente com a Carta de Cumprimento do Reitor.

Protocolos de segurança
Para garantir o bem-estar e a segurança da comunidade acadêmica, os profissionais de saúde da Uniube estabeleceram uma série de medidas que serão cumpridas com rigor: uso obrigatório de máscara; distanciamento de dois metros entre as cadeiras; não haverá cumprimento entre os participantes; assinatura da Ata com caneta própria do aluno; acesso ao campus somente com o comprovante digital de requerimento da Colação de Grau; e presença somente do formando durante a cerimônia. Os alunos deverão deixar o local imediatamente após o encerramento da solenidade.

Quanto à manutenção do espaço destinado para as Colações de Grau, haverá álcool em gel disponível para os presentes, limpeza com álcool 70% entre uma cerimônia e outra, inclusive de todos os equipamentos e mobiliários, e utilização de luvas descartáveis por parte dos colaboradores da Instituição responsáveis pela manipulação dos materiais.

Segundo o Pró-Reitor de Ensino Superior, professor Marco Antônio Nogueira, haverá mudanças também no roteiro do cerimonial. “A etapa do juramento e imposição do grau será feita de forma única, para todos os formandos, otimizando assim o tempo do evento. Não haverá discurso, mas sim uma curta mensagem do presidente da celebração”, explica. "A abordagem, mesmo diante de muitas restrições, busca manter minimamente e com todos os cuidados necessários o evento o mais humanizado possível, momento este que é um dos mais esperados pelos nossos alunos”, finaliza.