Uniube dá início às atividades nas UPAs 24h em Uberaba
A Uniube, através da mantenedora Sociedade Educacional Uberabense (SEU), dará início, a partir deste domingo (17/12) às atividades nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24h de Uberaba.
O convênio foi assinado em outubro de 2023. Desde então, grupo de trabalho é composto por gestores que atuam nos hospitais gerenciados pela SEU. foi formatado para delinear as diretrizes de todas as etapas do processo para começar as operações junto às UPAS 24h.
De acordo com o médico Raelson Batista, um dos coordenadores do grupo de trabalho, a principal prioridade elencada pelo colegiado foi permitir que houvesse uma transição tranquila, com acompanhamento de perto da própria Secretaria Municipal da Saúde. "Nossa diretriz foi trabalhar de tal forma que as melhores práticas possam ser implantadas em prol dos pacientes que continuam sob assistência em ambientes que não podem parar. Por isso tudo tem que ocorrer de forma serena, mas precisa, de tal maneira que não se pode ter o direito de nenhuma interrupção. E tudo está sendo preparado para que não haja paradas e perdas no atendimento", destaca.
A Secretária de Saúde, Valdilene Rocha destaca que "o processo de transição foi iniciado já há alguns meses pela secretaria de saúde, para que tudo ocorra de forma muito tranquila e transparente, principalmente para os pacientes. Trabalhamos com a SEU a partir da assinatura do convênio pensando na qualidade dos atendimentos e na continuidade do acolhimento a população".
Já o trabalho de integração dos diversos times foi liderado pelo diretor administrativo dos hospitais Regional e Mário Palmério: Frederico Guglielmi. Segundo ele, serão implementadas gradualmente novas ações e uma cultura renovada, focada integralmente na qualidade e, acima de tudo, em um novo modelo voltado para as necessidades plenas do paciente tendo ele como centro das atenções. "Essa transformação contará com a integração de tecnologia, recursos humanos capacitados e qualificados, e o compromisso de aprimorar continuamente, visando fazer mais e melhor a cada dia", informa.
Ele também adianta que nesta gestão, os usuários podem esperar uma abordagem renovada e centrada nas suas necessidades. "A implementação de novas ações e uma cultura voltada para a qualidade garantirá um atendimento mais eficiente e alinhado às expectativas dos pacientes. A associação de tecnologia, recursos humanos capacitados e um compromisso renovado com o bem-estar do paciente serão elementos-chave para proporcionar uma experiência de saúde aprimorada", explica Frederico Guglielmi.
No total foram contratados mais de 270 colaboradores, para o início das operações junto às UPAs 24h. As contratações ainda continuam, segundo informa o diretor de recursos Humanos da Uniube, José Mario Roncari. "Este número representa algo em torno de 85% das vagas ofertadas", complementa.
A prefeita Elisa Araújo destaca que esse é um momento muito importante e que a assistência em saúde continuará sendo realizada com responsabilidade. "Estou confiante que vamos melhorar ainda mais os serviços de saúde. Nosso foco é cuidar das pessoas e tenho certeza SEU fará isso com carinho".
O reitor da Uniube, Marcelo Palmério, está seguro quanto ao início da execução do contrato da SEU junto às UPAs e reforça que o compromisso é mostrar a melhor maneira de atender e acolher as pessoas que buscam os serviços de saúde. "Eu me sinto muito seguro pelo que vejo que está sendo feito nas outras unidades que estamos administrando. Vejo esse desafio das UPAs com muita tranquilidade e certeza de que as pessoas que estão à frente desse trabalho estão munidas do propósito de fazer o melhor possível", destaca
A SEU está responsável pela gestão da UPA Rafa Scaff Cecílio - São Benedito, que atende ao público adulto, e da UPA Dr. Humberto Ferreira - Parque do Mirante, que, além de prestar atendimento adulto, oferecerá acolhimento pediátrico na unidade que está prestes a ser inaugurada após reestruturação e reformas. O contrato tem vigência de 60 meses e será executado pelo valor total de R$232.593.785,01, com uma média de R$3.876.563 por mês.