Uniube consolida parceria com a SEE/MG para a 4ª edição do Trilhas de Futuro Educadores 2025
Neste ano, estão previstas cerca de 40 vagas destinadas ao acesso de professores, especialistas e gestores escolares à formação continuada na Universidade
A Uniube celebra, por meio do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), a consolidação da parceria firmada com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) para mais uma edição do projeto Trilhas de Futuro Educadores - 2025.
Neste ano, o convênio, que tem como foco ampliar o acesso à formação continuada para professores, especialistas e gestores da educação básica, chega à quarta edição. O edital de seleção, com cerca de 30 vagas para cursos de mestrado ofertados pela Uniube em Uberaba e dez vagas para Uberlândia, está previsto para ser publicado neste mês de setembro.
O coordenador do PPGE da Uniube, Tiago Zanquêta, explica que a parceria entre a Universidade e o órgão do Governo do Estado de Minas Gerais teve início em 2022, por meio de um edital público de chamamento para o credenciamento de Instituições de Ensino Superior (IES) responsáveis por ofertar cursos de especialização, mestrado e doutorado no Trilhas de Futuro Educadores.
"Na primeira edição (2022), o convênio resultou na titulação de 20 mestres em educação e, atualmente, conta com 35 doutorandos em fase de qualificação de tese. Na segunda edição (2023), participaram 13 estudantes de mestrado, que já estão em fase de defesa, além de sete doutorandos em curso", diz Zanquêta.
O coordenador lembra ainda que na terceira edição, com edital publicado em 2024, foram matriculados 17 estudantes de mestrado, que ingressaram na Uniube por meio do PPGE em agosto de 2025.
A importância da parceria entre a Uniube e a SEE/MG
Zanquêta avalia que a relevância da parceria entre a Uniube e a SEE/MG consiste no fato de que o Trilhas de Futuro Educadores consegue articular universidade e escola pública em torno da qualificação profissional e da transformação social.
O coordenador também ressalta o compromisso da Uniube, por meio do PPGE, de contribuir com a produção científica e a formação crítica de profissionais pesquisadores que atuam na rede estadual de ensino.
"Significa a oportunidade de vivenciar um processo formativo de excelência, comprometido com a pesquisa, o desenvolvimento profissional, a inovação pedagógica e a construção de uma educação pública de qualidade para Minas Gerais", conclui Tiago Zanquêta.
O Trilhas de Futuro Educadores
Destinado a promover a formação continuada para servidores da educação, o Trilhas de Futuro Educadores é um projeto do Governo do Estado de Minas Gerais que visa oferecer, gratuitamente, cursos de aperfeiçoamento e Pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, de acordo com os requisitos estabelecidos pela Resolução SEE nº 4834/2023.
Vander Souza