Uniube comemora 74 anos de história e inovação | Acontece na Uniube

Uniube comemora 74 anos de história e inovação

27 de novembro de 21

Já são mais de 7 décadas de história daquela que é referência no Triângulo Mineiro e também é reconhecida pelo comprometimento e pela evolução em todo o país. Neste sábado, 27 de novembro, a Uniube comemora os 74 anos de fundação. Com mais de 100 polos espalhados pelo Brasil, ela conta com cerca de 20 mil alunos matriculados e quase 3000 colaboradores, sendo a maior geradora de empregos, em Uberaba, entre as iniciativas privadas. As realizações são diárias e a Uniube prevê muitas renovações até a chegada das bodas de diamante.

A história da Instituição começou em 1947 quando o fundador, professor Mário Palmério, criou a primeira Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro. Em menos de 10 anos, ele implantou os cursos de Direito e Engenharia Civil.  Junto com as conquistas, veio também a necessidade de expansão da estrutura física. Depois do Campus Centro, na Avenida Guilherme Ferreira, em 1976, a Uniube inaugurou o Campus Aeroporto, instalado na Avenida Nenê Sabino.

O reconhecimento como universidade veio em 1988 pelo Ministério da Educação (MEC), proporcionando à Instituição autonomia para a criação de novos cursos, como os de Engenharias, os de Gestão e, posteriormente, os Tecnólogos, no Campus Aeroporto. Em 2002, a Uniube recebeu autorização do MEC para abrir um campus em Uberlândia.

Atualmente, ela oferece mais de 100 cursos de graduação nas modalidades presencial e na Educação a Distância (EaD); mais de 130 cursos de pós-graduação lato sensu, nas mais diversas áreas do conhecimento, e stricto sensu, com cinco programas de Mestrado e um de Doutorado. O incentivo à pesquisa é feito por meio da iniciação científica com a concessão de dezenas de bolsas para alunos de graduação. Para a inovação e o empreendedorismo, a Universidade possui a Incubadora de Negócios (Unitecne), que apoia ideias da própria Instituição e da comunidade em geral.

O corpo docente da Uniube também é referência no mundo acadêmico. Neste mês, 23 dos professores da Universidade compuseram o ranking de "melhores e mais influentes pesquisadores do mundo", realizado pela AD Scientific. Atualmente, a Uniube conta com 600 professores, entre eles 70% com títulos de mestrados e doutorados, responsáveis pela formação de mais de 82 mil alunos em todos esses anos.

Simplifica Uniube

Neste ano, a Uniube lançou o Simplifica Uniube, uma plataforma que centraliza todos os processos seletivos da Instituição em um só lugar, facilitando, assim, a melhor escolha do aluno. Uma demanda que antes era levantada pelos candidatos agora é vista como uma oportunidade de acesso fácil e rápido aos futuros universitários. Ao acessar a página do Simplifica (www.uniube.br/simplifica), o candidato  depara com todas as formas de ingresso disponíveis na Uniube. São elas: Vestibular na Hora > Presencial; Vestibular na Hora > EaD; Transferência; Portador de Diploma; Nota do Enem e Pós-Graduação (stricto sensu e lato sensu). Em cada uma das telas, o aluno tem acesso livre ao edital do processo seletivo aberto e à aba de inscrição.

A campanha de lançamento do Simplifica contou com a participação do jornalista e apresentador Zeca Camargo e do skatista Carlos Eduardo (Cadu) Garcia.

CAC

O lançamento da Central de Atendimento ao Candidato (CAC) também foi um dos marcos da Instituição em 2021. Criado com o objetivo de atender vestibulandos e candidatos aos mais de 90 cursos ofertados no vestibular da Universidade, o espaço conta com computadores para realização do Vestibular na Hora (para os cursos presenciais e EaD), central de matrículas e profissionais responsáveis por realizar um "tour" com os candidatos pelo campus.

Atendimentos Gratuitos à População

A Uniube também tem sido referência nos atendimentos prestados à comunidade. Mais de 200 mil pessoas, por ano, são atendidas gratuitamente por meio dos serviços das Clínicas Integradas, do Núcleo de Práticas Jurídicas, do Núcleo de Prática de Engenharia, Informática e Arquitetura, do Mário Palmério Hospital Universitário, do Hospital Regional José Alencar, do Instituto Maria Modesto e da Extensão Uniube.

EAD

No dia 27 de novembro, também é comemorado o Dia Nacional da Educação a Distância (EaD) e o aniversário de 21 anos da oferta de cursos EaD na Uniube. Na plataforma de estudos, também chamada de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os alunos contam com um espaço de interatividade, com tutores e mentores. Criado em 2010, pela própria Instituição, o AVA Uniube on-line é moldado para que o ensino oferecido acompanhe as evoluções tecnológicas e pedagógicas. A plataforma oferece acesso às bibliotecas virtuais e está disponível em aplicativo para Android e IOS.

Na Pós-Graduação EaD, a Uniube lançou, neste mês, mais de 70 novos cursos a distância para ingresso ainda em 2021, nas áreas de: Agronegócios, Irrigação, Fisioterapia, Estética, Psicologia, Letras, Tecnologia, Educação, Enfermagem, Gestão, Meio Ambiente, Engenharia, Marketing, Educação Física, Nutrição e Direito.

Já na Graduação EaD, 20 novos cursos estão previstos para ingresso a partir de 2022, sendo eles: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência de Dados, Ciências Econômicas, Design de Interiores, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Gastronomia, Gestão de Cooperativas, Gestão de Eventos, Jogos Digitais, Marketing Digital, Negócios Imobiliários, Nutrição, Processos Escolares, Produção Audiovisual, Produção Multimídia, Produção Publicitária, Segurança da Informação, Sistemas de Informação e Zootecnia.

São muitos os motivos para se orgulhar nesses quase 75 anos de atuação no mercado acadêmico de Uberaba e região e em todo o país. Mais que uma faculdade, a Uniube é uma universidade de verdade! Parabéns!