Uniube aumenta número de avaliações institucionais promovidas em 2024
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Uniube concluiu 2024 com a realização de duas pesquisas semestrais destinadas à avaliação das práticas didático-pedagógicas dos docentes dos cursos de graduação presenciais. O objetivo foi orientar os princípios pedagógicos da instituição e aprimorar as práticas com base no feedback da comunidade acadêmica.
De acordo com o coordenador da CPA, Nelson Rannieri Tirone, a pesquisa utilizou um instrumento de avaliação composto por 11 questões de múltipla escolha, baseadas na escala Likert. "As perguntas abordaram aspectos como o domínio dos conteúdos ministrados, a utilização de metodologias ativas de ensino, os procedimentos didáticos, os critérios de avaliação, tempo de aula e a relação entre professor e aluno. As respostas variam entre 'discordo totalmente', 'concordo totalmente', 'péssimo' e 'ótimo'. Além disso, ao final do questionário, os alunos registraram observações sobre a condução das aulas e o desenvolvimento dos conteúdos", explica.
As avaliações internas demonstram que a Uniube se preocupa de forma ampla com as potencialidades e fragilidades sob a perspectiva dos alunos, professores e técnicos administrativos. "As pesquisas tiveram mais adesão em relação ao ano anterior, o que permitiu identificar pontos de melhoria que contribuem para o crescimento da instituição e a qualidade dos serviços oferecidos. Entre as principais mudanças estão as melhorias na infraestrutura física, com foco no conforto e bem-estar da comunidade acadêmica. Já no âmbito das políticas de ensino, os resultados possibilitaram avanços na relação entre professores e alunos, ajustes no modelo pedagógico e expansão da oferta de cursos de pós-graduação em novas áreas", destaca Nelson.
Para 2025, a CPA pretende ampliar a proximidade com a comunidade acadêmica e tornar as avaliações internas ainda mais ágeis e eficientes. "Nosso objetivo é 'dar voz' aos alunos. A partir das informações coletadas, buscamos criar um ambiente mais adequado para o aprendizado e o desenvolvimento profissional, de forma que o processo seja mais participativo e alinhado às necessidades dos estudantes", finaliza o coordenador.
Pâmela Rita