Uniube apresenta projetos de pesquisa ao Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais
Representantes da Diretoria de Planejamento e Gestão, da Pró-Reitoria de Ensino Superior e da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube se reuniram com o Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, Lucas Mendes Soares, para apresentar os projetos de pesquisa desenvolvidos na Universidade e debater sobre dúvidas relacionadas à inscrição em editais públicos para captação de recursos.
Caso aprovados, os investimentos beneficiarão empresas incubadas, pesquisadores e empresários vinculados à instituição. De acordo com o subsecretário Lucas Mendes, cada iniciativa é relevante para um segmento específico. "São três propostas: o 'Vuei', dedicado à cultura empreendedora no ambiente da graduação; o 'Cientista Empreendedor', voltado para startups criadas por mestres, doutores, professores e pesquisadores; e os 'Laboratórios Certificadores', que têm como objetivo financiar e fomentar infraestruturas tecnológicas e laboratoriais nas Universidades," explica.
O diretor de Planejamento e Gestão, Messias Oliveira, ressaltou a importância estratégica da reunião. "Esse encontro é essencial para alavancarmos o potencial de pesquisa. Temos aproximadamente 50 mil alunos, estamos presentes em 285 polos, e temos uma relevância muito grande para o ecossistema de educação e desenvolvimento do país," destaca.
O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, André Luís Teixeira Fernandes, afirma que apesar do curto prazo de inscrição, as expectativas são positivas. "Iremos organizar uma força-tarefa para conseguir esse incentivo financeiro. Só na nossa Pró-Reitoria, já aprovamos mais de 8 milhões em recursos. Temos um grupo de pesquisadores altamente qualificados, e estamos confiantes na possibilidade de aprovação nesses editais," pontua.
Pâmela Rita