Unitecne Uniube recebe certificação Cerne 2 | Acontece na Uniube

Unitecne Uniube recebe certificação Cerne 2

05 de dezembro de 22

A Incubadora de Empresas da Uniube, Unitecne, recebeu a certificação Cerne 2, que é o Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos, uma plataforma de soluções que visa promover a melhoria expressiva nos resultados das incubadoras, por meio de boas práticas a serem adotadas em diversos processos-chave. Com os processos sistematizados a incubadora tem definidos seus procedimentos de atuação, registros, métricas, indicadores e revisões críticas a serem operacionalizados.

O processo de Certificação é conduzido inicialmente pela avaliação de todas as práticas implementadas por uma Certificadora Oficial e defesa do Processo de Certificação para uma Banca de Efetividade. "A obtenção da Certificação Cerne 2 ocorreu no 21/11/2022. Essa certificação é mais um diferencial da qualidade da atuação da Unitecne, que tem como foco apoiar empreendimentos inovadores de base tecnológica e negócios de impacto. Nossos agradecimentos especiais à Rede Mineira de Inovação - RMI, Sebrae MG e Uniube, que tanto contribuíram para essa conquista", comemora a coordenadora da Unitecne, Dionir Andrade.

A banca que conferiu a certificação foi composta por: um representante da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Marcos Suassuna; uma coordenadora da Incubadora, professora Dionir Andrade, e uma assistente adminastrativo, Larissa Rodrigues (Unitecne). Como convidados, professor André Fernandes, Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Uniube; Rafael Rocha Buso (empreendedor graduado) e Tatiane (empreendedora incubada). A empresa avaliadora foi a EFL Mais FBL, Consultoria Empresarial Ltda, representada pelo consultor Evaristo Lima.

A certificação Cerne 2 é mais uma conquista da Unitecne, que neste ano comemora 23 anos de fundação. "O fato de sermos aprovados em uma certificação como essa, dá muito mais credibilidade às nossas ações de inovação e empreendedorismo, o que permite que nossos alunos, nossos colaboradores e também a comunidade possa se beneficiar de todos os serviços que prestamos. Quando fomos certificados no Cerne 1, apenas duas incubadoras de Minas Gerais foram certificadas. Além de nós, a incubadora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que tem história de grande sucesso no empreendedorismo. Agora, além de nós e da UFV, outras deverão ser certificadas. Nosso próximo passo é buscar o Cerne 3, intensificando as nossas ações, sempre no sentido de melhorar nossos processos e beneficiar os empreendedores, tanto os internos quanto os externos", avalia o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, André Fernandes.