Unitecne Uniube desenvolve projeto sustentável com mais de 700 alunos da Educação Básica em Uberaba
Iniciativa da incubadora de empresas da Universidade promoveu a conscientização ambiental com a recirculação da água e a produção simultânea de hortaliças e peixes
A Unitecne, incubadora de empresas da Uniube, executou na Escola Municipal Arthur de Mello Teixeira, em Uberaba (MG), o "Projeto Aquaponia: uso racional da água em um sistema sustentável de produção integrada de peixes e hortaliças hidropônicas". Cerca de 729 alunos do 1º ao 9º da Educação Básica participaram das atividades desenvolvidas na instituição de ensino.
Essa é a segunda edição do projeto, que além de promover a conscientização ambiental e a preservação dos recursos hídricos, buscou viabilizar a recirculação da água e a produção simultânea de hortaliças e peixes. A iniciativa foi executada de forma integrada ao projeto já implantado na escola municipal, o Horta Educa, da Mosaic, empresa fabricante de fertilizantes.
Para ser colocado em prática, a coordenadora da Unitecne, Dionir Andrade, explica que o "Projeto Aquaponia" foi inscrito e aprovado no Edital da Água 2025, programa da Mosaic voltado para o financiamento de iniciativas centradas na sustentabilidade.
"Além de ser uma ferramenta pedagógica para a educação ambiental e para a conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos e a produção sustentável de alimentos, o sistema também servirá como fonte de mudas para a horta de canteiros da escola", diz Andrade.
O que foi desenvolvido
A professora do curso de Agronomia da Universidade do Agro | Uniube, Aline Claro, responsável por conduzir a execução do projeto na escola, explica que houve momentos de teoria e prática, envolvendo os alunos e os professores.
"As atividades foram realizadas entre os meses de outubro e novembro. Além de ser um espaço que possibilita inúmeras atividades pedagógicas com os alunos da escola, é também um espaço de educação ambiental e pesquisa", afirma.
De acordo com a coordenadora da Unitecne, as atividades desenvolvidas incluíram a instalação e montagem do sistema de aquaponia, formação teórica e prática sobre o funcionamento e os benefícios ambientais. Também houve a realização de oficinas de manejo e manutenção, tanto da horta quanto do tanque de peixes.
"Essas iniciativas são importantes porque elas tiram o aluno de dentro da sala de aula. A gente promove a educação não somente na sala, mas em todos os ambientes. Essas parcerias que trazem melhorias para a comunidade, os alunos entendem que aquele espaço deve ser cuidado. Então, são várias áreas que são beneficiadas e contribuem para o aprendizado", salienta a diretora da escola, Najara Aparecida de Oliveira.
O egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniube, Bruno Morales, responsável por desenvolver toda a estrutura utilizada no "Projeto Aquaponia", conta que foram feitas a criação de um novo sistema e algumas adaptações do que já era utilizado no Horta Educa, projeto ao qual Morales está à frente há cinco anos.
"Eu fiz toda a otimização do sistema e fiz um trabalho de marcenaria para tornar ele mais seguro e pedagógico. A experiência de estar nesse projeto vem muito ao encontro do que eu acredito profissionalmente, porque eu atuo muito na parte social e sustentável. Nesse projeto eu tive a oportunidade de exercer a criatividade, tanto do lado da arquitetura quanto na parte artística ", diz.
Ainda no contexto de todas as ações realizadas, houve visitas monitoradas para a comunidade conhecer a estrutura, monitoria e acompanhamento dos resultados durante o período do projeto, criação de placas indicativas em Braille e a elaboração de uma cartilha pedagógica interativa.
Os resultados
No total, são aproximadamente 1.700 exemplares da cartilha escrita por Dionir Andrade e Aline Claro, com ilustrações e diagramação de Bruno Morales, que serão distribuídos para os alunos no início de 2026, nas bibliotecas de outras escolas da rede municipal de ensino e em instituições parceiras.
Além dos 729 alunos, 48 professores foram capacitados no projeto. Também houve a produção de mais de 100 mudas de hortaliças e o acondicionamento de dez carpas e dois cascudos no tanque utilizado pelo sistema de aquaponia. Por fim, foi feita a publicação de um resumo sobre a iniciativa em um congresso e já está em fase final a produção de um capítulo de um livro, que será submetido a um evento latino-americano de educação.
"Foi uma oportunidade ímpar para a Uniube contribuir com o desenvolvimento sustentável, uso racional da água e a importância de alimentação saudável, além de ser parceira de um projeto inclusivo e acessível", conclui a coordenadora da Unitecne.
Vander Souza