Unitecne conquista Certificação Cerne 3
A Incubadora de Empresas da Uniube, Unitecne, celebra um marco significativo em sua trajetória de apoio à inovação: a conquista da Certificação Cerne 3. Com essa certificação, a Unitecne se posiciona como uma das duas únicas incubadoras em Minas Gerais a alcançar este nível de excelência em 2024.
A Certificação Cerne (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos) é um modelo estruturado em quatro níveis, que visa fortalecer a capacidade das incubadoras de gerar empresas inovadoras e sustentáveis. O processo de Certificação é conduzido, inicialmente, pela avaliação de todas as práticas implementadas por uma Certificadora Oficial e defesa do Processo de Certificação para uma Banca de Efetividade.
Cerne 1: Focado na geração de negócios inovadores.
Cerne 2: Visa a sustentabilidade financeira das incubadoras.
Cerne 3: Estrutura processos avançados, com foco na eficiência e impacto no ecossistema de inovação.
Cerne 4: Aborda estratégias de internacionalização e expansão global.
A Unitecne iniciou a jornada de certificação em 2021 com o Cerne 1, avançando para o Cerne 2 em 2022 e agora, em 2024, alcançando o Cerne 3.
Para a coordenadora da Unitecne, Dionir Andrade, a certificação é um diferencial que reafirma o compromisso da incubadora em apoiar empreendimentos de base tecnológica e negócios de impacto. "Essa conquista reflete a dedicação da equipe e dos parceiros em estruturar processos que fortalecem a inovação e o empreendedorismo na região. A Unitecne agrace especialmente à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Uniube (Propepe), à Gere Consultoria, à Rede Mineira de Inovação (RMI) e ao Sebrae MG, que foram fundamentais nesse processo", pontua.
Dionir explica que o uso da Cerne permite às incubadoras desenvolver processos mais eficientes, contribuindo na ampliação da capacidade de gerar empresas de sucesso e fortalecer o impacto no ecossistema de inovação.
"Com a Certificação Cerne 3, a Unitecne passa a contar com 11 processos-chave estruturados e 27 práticas-chave implementadas pela incubadora. A avaliação foi conduzida por uma certificadora oficial e concluída com uma defesa perante uma banca de efetividade", explica a coordenadora.
Neste ano, a Banca de Efetividade foi composta por: Jucélia Maia ? Representante da Organização Certificadora CERNE (UFV); Marcos Suassuna - Consultor Cerne, representando a Anprotec; Dionir Dias de Oliveira Andrade - Coordenadora da incubadora; Brenda de Jesus Silva - Núcleo de Gestão da incubadora.
Além disso, o evento contou com a presença de convidados especiais que celebraram a conquista, como representantes do Parque Tecnológico de Uberaba, do ZebuValley, e empreendedores que fazem parte do ecossistema Unitecne, sendo eles: Geraldo Thedei - Coordenador de Pesquisa, representante da Propepe; Núbia Alves Ferreira - Membro da Governança Unitecne, representante do Parque Tecnológico de Uberaba; Túlio Emídio Moreira - agente local de Inovação do ZebuValley; Maria Angélica Hueb Menezes Oliveira - empresa incubada Unitecne; Renato Olegário - empresa graduada Unitecne.
Com o Cerne 3, a Unitecne não apenas consolida a posição no cenário estadual, mas também se destaca nacionalmente como uma incubadora de excelência.
"A Certificação Cerne 3 é mais um diferencial da qualidade da atuação da Unitecne, que tem como foco apoiar empreendimentos inovadores de base tecnológica e negócios de impacto", finaliza Dionir.
Barbara Lemes