Unitecne apresenta resultados de projeto selecionado no Edital de Água da Mosaic Fertilizantes | Acontece na Uniube

28 de julho de 20

A Universidade de Uberaba (Uniube), por meio da Unidade de Tecnologia e Negócios (Unitecne) e do Instituto Ambiental Aondê, realizou, este mês, para representantes da Mosaic Fertilizantes, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Conselho Gestor da APA e Comitê da Bacia Hidrográfica, a apresentação dos resultados do projeto “Identificação de áreas prioritárias para recomposição florestal e pagamento por serviços ambientais na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Uberaba”. A reunião aconteceu por meio de videoconferência.

No ano passado, a Uniube foi selecionada no Edital de Água da Mosaic Fertilizantes por meio deste projeto. Ele foi conduzido por professores da instituição e representantes da Unitecne e Instituto Ambiental Aondê. “Participar do Edital da Água foi uma grande oportunidade para fomentar a pesquisa e desenvolver um projeto relevante para a preservação dos recursos hídricos do nosso município, e os resultados servirão como base para outros projetos complementares. O projeto foi concluído, e a Uniube está finalizando um livro, que será impresso depois de pronto e distribuído para órgãos ligados à temática e bibliotecas”, comenta a coordenadora da Unitecne, a incubadora de negócios da Universidade, Dionir Dias de Oliveira Andrade.

A partir da estimativa da quantidade potencial de retenção de solo pela vegetação simulada pelo software InVEST, o projeto teve por objetivo identificar as áreas prioritárias para ações de recomposição florestal e adoção de práticas de manejo conservacionistas do solo e da água nas microbacias que compõem a APA do Rio Uberaba, com a finalidade de apresentar um relatório que fornecerá suporte à análise de viabilidade técnica e econômica para a implantação de um programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) na APA do Rio Uberaba.

Pela Uniube, participaram da videoconferência para apresentação dos resultados o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professor André Fernandes, e os professores Caio Gonçalves, Leonardo Assis, Ricardo Baratella e Gabriela Marcomini, além da coordenadora da Unitecne e da presidente do Instituto Aondê, Aline Claro de Oliveira.

Durante a apresentação, eles destacaram a importância do estudo e perspectivas futuras. “Este resultado pode subsidiar gestores públicos a estabelecerem critérios que disciplinam a ocupação do solo na área. Regiões de elevada perda de solos devem ser priorizadas. Simulações futuras permitirão verificar se as políticas adotadas foram eficientes”, destaca um trecho do relatório de apresentação.