Turmas de Pós-graduação visitam empresa sucroenergética no Triângulo Mineiro | Acontece na Uniube

Turmas de Pós-graduação visitam empresa sucroenergética no Triângulo Mineiro

06 de outubro de 17

Os alunos da 8ª turma do curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, juntamente com os alunos do Mestrado Profissional em Engenharia Química, fizeram uma visita à empresa Delta Sucroenergia, na unidade de Delta-MG. A visita técnica faz com que o aluno tenha contato prático com o que foi ensinado em sala de aula.

Segundo o professor Euclides Pereira Lima, que ministra
a disciplina de Higiene de Trabalho, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o processo de fabricação de açúcar e álcool, bem como todas as operações unitárias da usina. “Eles viram ainda quais os riscos existentes neste tipo de atividade e as práticas de segurança do trabalho”, explicou o professor.

Na oportunidade, o professor Humberto Ritt, coordenador da especialização, acompanhou os alunos, que foram recepcionados pela Técnica Claudia Taciana Silva dos Santos, pelos Engenheiros Marcelo Borba e Fabiano, bem como pelo Gerente Industrial, Marcio Jorge Ramos dos Santos. “Após a apresentação de um vídeo institucional, os alunos tiveram a oportunidade de percorrer os diversos setores da unidade, desde a recepção da cana, moagem, processos de fermentação para produção de açúcar, etanol e a geração de bioenergia. Puderam constatar in loco a aplicação da engenharia de segurança do trabalho em uma instalação industrial com grande diversidade de situações”, descreveu Humberto.

Ainda de acordo com o professor Euclides Lima, por meio destas visitas técnicas os alunos conseguem visualizar de que forma a teoria é realmente aplicada na prática. “Muitos conceitos discutidos em sala, ficam difícil de ser entendidos, ao passo que uma demonstração da aplicação dos mesmos possibilita a consolidação do conhecimento”.