Turma de Técnico em Cuidados de Idosos realiza ação educativa na Unidade de Atenção ao Idoso (UAI) | Acontece na Uniube

Turma de Técnico em Cuidados de Idosos realiza ação educativa na Unidade de Atenção ao Idoso (UAI)

08 de outubro de 25
1 / 3
2 / 3
3 / 3

Além de abordarem a importância da alimentação saudável, alunos apresentaram orientações para a prevenção e o controle de doenças crônicas 


Na tarde da última terça-feira (7), alunos do Curso Técnico em Cuidados de Idosos da Escola Técnica Uniube estiveram na Unidade de Atenção ao Idoso (UAI), em Uberaba, para realizar uma ação educativa com os idosos atendidos pela instituição. 


A ação teve como objetivo abordar, por meio de uma palestra informativa, a importância da alimentação saudável. Na ocasião, os alunos também apresentaram orientações sobre como prevenir e controlar doenças crônicas que comumente afetam essa parcela da população, como hipertensão e diabetes. 


A turma destacou a relevância da adoção de hábitos saudáveis, como a prática regular de atividades físicas, adoção de uma alimentação equilibrada e o acompanhamento médico periódico, o que contribui para garantir a qualidade de vida. Houve ainda interação entre os alunos e os idosos presentes na palestra, com o esclarecimento de dúvidas e a troca de experiências. 


"Essa palestra foi uma oportunidade para que nossos alunos colocassem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além de levar informação e cuidado aos idosos, eles puderam vivenciar o papel social do profissional da área da saúde, que vai muito além da técnica - envolve empatia, escuta e compromisso com o bem-estar do outro", pontua a professora da Escola Técnica Uniube, Lenniara Pereira Santana, que acompanhou os alunos durante a atividade. 


A coordenadora do Curso Técnico em Cuidados de Idosos, Aline Aparecida de Oliveira, diz que iniciativas desse tipo reforçam o preparo dos futuros técnicos. "Fortalecem a formação humanizada e a prática dos nossos alunos. O curso tem como missão preparar profissionais capazes de atuar com responsabilidade, sensibilidade e conhecimento. Experiências em espaços como a UAI são essenciais para esse desenvolvimento." 


A gestora da Escola Técnica Uniube, Débora Pinheiro, ressalta que a importância da ação educativa é justificada pelo fato de unir aprendizado e responsabilidade social, sendo uma oportunidade para os alunos levarem informação e cuidado à comunidade. 


"Os alunos vivenciaram, na prática, o impacto positivo que o conhecimento pode gerar na promoção da saúde e na qualidade de vida da pessoa idosa. Além disso, essa experiência fortalece competências essenciais, como empatia, comunicação e trabalho em equipe, formando profissionais mais preparados e sensíveis às necessidades reais da população", finaliza Débora Pinheiro. 


Vander Souza