Trote solidário: alunos dos cursos de Gestão da Uniube arrecadam 250 quilos de tampas plásticas para ONG de combate ao câncer
Como parte de uma tradição semestral, os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Financeira e Recursos Humanos da Uniube promoveram mais uma edição do Trote Solidário em apoio à Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer de Uberaba (VENCÊR). Nesta edição, os estudantes arrecadaram 250 quilos de tampas plásticas de diversos produtos, com o objetivo de estimular a conscientização ambiental e contribuir para o funcionamento da ONG.
A entrega dos lacres foi feita nesta terça-feira, (13), no Campus Aeroporto. Além do impacto social, a atividade também possibilitou a integração entre calouros e veteranos, que foram divididos em grupos para fazer as pesagens semanais e monitorar o progresso das arrecadações.
O aluno Wylian Whallison Gonçalves destaca que a ação desperta o melhor dos estudantes e desenvolve valores essenciais para a formação humana. "O pouco que ofertamos se torna muito, porque não só supre necessidades materiais, mas também leva esperança. E, ao mesmo tempo em que edificamos o outro, somos também edificados por dentro. Descobrimos que podemos ser a resposta na vida de alguém. Pretendo continuar com as doações, porque acredito que a missão de um universitário não é apenas adquirir conhecimento técnico, mas também crescer como ser humano", evidencia.
A coordenadora dos cursos, Alcione Bononi, ressalta a mobilização dos alunos na atividade. "Foi emocionante acompanhar o empenho dos acadêmicos. Muitos deles envolveram as famílias, colegas de trabalho e vizinhos, e reforçaram a ideia de que quando forças se unem, os resultados podem ser surpreendentes. A ação continua, e o que começou como uma campanha pontual se transformou em um hábito solidário e sustentável", pontua.
A vice-diretora da VENCÊR, Alessandra Beatriz Garcia, e a secretária, Márcia Helena de Paiva, afirmam que atividades como essa tornam possível o trabalho promovido pela associação. "Gostaríamos de agradecer muito pela oportunidade que vocês nos deram de ajudar a fazer o bem ao próximo. Tudo o que é arrecadado é revertido em prol dos pacientes em situação de vulnerabilidade atendidos no Hospital Hélio Angotti. Com a venda desse material, conseguimos comprar itens como materiais de higiene pessoal, fraldas produzidas pela associação e lanches que são distribuídos no café da manhã e da tarde. Acreditamos que a diferença é feita por meio de um ciclo que conta com a ajuda de todos", finalizam.
Pâmela Rita